Piscina do Bolão ganha elevador para alunos com deficiência

Publicada em 22/02/2019 às 18:48

Elevador instalado na piscina do Bolão proporciona inclusão de pessoas com mobilidade reduzida para a prática de atividades aquáticas

A partir de segunda-feira (25), os alunos assistidos pelo Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama) da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) passam a contar com elevador hidráulico para a prática de atividades na piscina do Complexo Aquático “Devanir Wanderlei Penteado Jr”, localizado no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca, o Bolão. O equipamento foi adquirido com investimento de R$ 16 mil da Prefeitura de Jundiaí e atenderá pessoas com mobilidade reduzida para a prática de exercícios aquáticos.

De acordo o gestor da UGEL, Luiz Trientini, a iniciativa amplia a oferta aos assistidos do Peama. “Atualmente são 350 pessoas atendidas pelo programa que tem como objetivo a inserção da pessoa com deficiência na sociedade a partir da prática de atividades físicas. Esse elevador é mais uma iniciativa encampada pela gestão do Prefeito Luiz Fernando para a melhoria da qualidade de vida da população por meio do esporte”, detalha.

Segundo o diretor do Departamento de Esportes Adaptados da UGEL, César Munir, o aparelho garante segurança e conforto. “Existia um elevador que era montado e desmontado toda vez que utilizado e ainda não era confortável ou seguro. Em 2016 Com a novidade será possível proporcionar a prática de natação ou atividades aquáticas para todos os interessados. Mais uma forma de incluir as pessoas com deficiência por meio do esporte”, argumenta.

Peama conta com 350 alunos que participam das mais variadas atividades esportivas oferecidas. Natação é uma delas

Um dos beneficiários do equipamento será Altair da Silva Marangne, 29 anos, que sofreu acidente de trânsito em 2011 e perdeu os movimentos das pernas. “Com esse elevador eu poderei nadar novamente, pois me coloca e retira da piscina. O exercício será um complemento para o meu preparo físico, já que também pratico atletismo e caiaque. A natação ajuda no preparo pulmonar e cardíaco”, comenta o rapaz.

Wesley Vinícios dos Santos, 20 anos, também aprovou o equipamento. Ele, que é aluno do Peama nas atividades de atletismo e dança, além de integrar a equipe de roller sky, garante que a melhoria auxiliará os assistidos. “Agora somos autônomos e isso é uma grande conquista”, salienta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/22/piscina-do-bolao-ganha-elevador-para-alunos-com-deficiencia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original