Boletim Defesa Civil – Informações sobre chuvas

Publicada em 26/02/2019 às 14:58

* Atualizado às 14h

A Defesa Civil informa que, desde a noite de segunda-feira (25), uma chuva generalizada e persistente atinge o Município, resultando em um volume de 80 mm nas últimas 24 horas. Este volume de chuva já superou em 50% a média histórica dos últimos sete anos. Neste mês de fevereiro, até o início da tarde de hoje (26), já choveu um volume de 370 mm. A cidade ingressou no estado de “Atenção”.

Foram registradas, entre ontem e hoje, a queda de 31 árvores e uma ocorrência de colisão de um caminhão na parte frontal uma residência. Não houve necessidade de interdição e nenhuma pessoa ficou ferida. Equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Corpo de Bombeiros e Defesa Civil realizaram as remoções e vistorias no local, com o apoio de Agentes de Trânsito para sinalização. Na manhã desta terça-feira, um muro caiu em uma rua no bairro Vila Rui Barbosa, derrubando também um poste. Os trabalhos dos órgãos municipais continuam durante todo o dia com a realização de vistorias.

Previsões
Hoje, a frente fria ajuda a organizar o canal de umidade que vem da Amazônia e avança de madrugada, causando chuvas principalmente na faixa leste e divisa com o Paraná. Elas espalham-se e ganham força no período da tarde, com pontos fortes, seguidas de intensidade fraca a moderada de longa duração, com descargas elétricas e rajadas de vento.

Na quarta-feira (27), o corredor de umidade vindo da Amazônia atua durante a semana e deixa o tempo instável e as temperaturas amenas, causando chuvas a qualquer hora do dia, que aumentam de intensidade durante à tarde. A continuidade das chuvas mantém elevado o potencial para transtornos.

Na quinta (28) e sexta-feira (01), as condições do tempo não mudam muito. O dia continua nublado, ameno e com chuvas ao longo do dia. As chuvas possuem longa duração e podem ser mais intensas em alguns momentos, alternando com alguns períodos de melhoria. No sábado (02), as instabilidades perdem força de manhã, retornando de tarde, na forma de pancadas localizadas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/26/boletim-defesa-civil-informacoes-sobre-chuvas-2/
Leia mais sobre