Cursos de qualificação profissional são oportunidades de transformação

Publicada em 27/02/2019 às 17:26
Aluna do Funss apresenta prato elaborado no Funss

Helena: conhecimento e economia

A necessidade de encerrar as atividades do próprio comércio para cuidar, pessoalmente, da saúde do marido fez com que Rosemary Martins Maravilha buscasse o Fundo Social para mudar a rota profissional. “Hoje, preciso trabalhar em casa. Por isso, quando soube dos workshops gastronômicos, garanti minha vaga”, disse. Moradora no Jardim Tamoio, ela é uma das alunas da turma de Bombons e Pirulitos para a Páscoa. A ideia, a partir da qualificação, é produzir doces e vendê-los para reforçar a renda da família. “Já estou fazendo planos para aproveitar outras datas comemorativas, como o dia das mães e o dia dos namorados”, contou.

Há quem também procure os cursos para adquirir novos conhecimentos. É o caso da aposentada Helena Kazama, que decidiu fazer a inscrição a partir de comentários registrados na página oficial do Funss na rede social. “Acessei e só vi elogios sobre a qualidade das aulas, dos professores e dos métodos adotados. Me interessei, procurei a unidade e hoje vejo que valeu a pena organizar os meus horários para estar aqui”. A dona de casa não pretende vender os produtos feitos, mas, sim, presentear os parentes: “Minha família é muito grande. Tenho certeza de que todos irão gostar dos doces, além de ser uma maneira de economizar”.

De acordo com a professora Kelly Hidalgo, os alunos aprendem técnicas de trabalho capazes de gerar novas possibilidades financeiras. “Hoje, por exemplo, eles aprenderam desde as diferenças entre os tipos de chocolate, a temperagem adequada, armazenamento e embalagem até a precificação. É um módulo completo, que prepara para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo”, disse.

“Este workshop foi muito esclarecedor. Fiz outros módulos que envolviam o trabalho com o chocolate e que se completaram com informações passadas, hoje. Adorei a iniciativa do Fundo Social”, disse Josilaine Oliveira Henrique, que reside no Jardim Marambaia, na região do bairro Santa Gertrudes. “Eu já conhecia o trabalho com doces e acreditava que sabia tudo. Percebi que as dicas passadas pela professora facilitam o momento da produção e melhoram muito mais a qualidade do produto final”, contou Lígia Rizzi Malpaga.

Alunos encontram novas oportunidades a partir da qualificação profissional

Além deste, outros workshops integram a programação desta semana, como Ovos de Páscoa Artesanal e Ovos de Páscoa de Colher, além de Palha Italiana e Bolo Bombom Gelado. Os módulos são resultado de uma parceria da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade, com a empresa Casa do Confeiteiro, que doou os ingredientes. “Todas as capacitações oferecidas pelo Fundo Social são viabilizadas por meio de um trabalho conjunto com empresas e instituições de ensino. Para nós, isso é muito importante porque, além de oferecer ensino de qualidade, não onera os cofres públicos”, explicou Vanessa Machado, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Mais capacitação

Nesta quinta-feira (28), o Fundo Social de Solidariedade abrirá inscrições para o curso de Assistente de Cabeleireiro. Ao todo, serão disponibilizadas 18 vagas para pessoas com 16 anos ou mais, residentes em Jundiaí e com o Ensino Fundamental completo. Não poderão participar alunos matriculados em outras capacitações do Fundo Social e que estejam em andamento. Clique aqui para mais informações sobre a documentação necessária e o cronograma de aulas do curso de Assistente de Cabeleireiro.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/27/cursos-de-qualificacao-profissional-sao-oportunidades-de-transformacao/