Revisão do Plano Diretor é apresentada no Eloy Chaves

Publicada em 28/02/2019 às 11:52
Gestor da UGPUMA presenta as mudanças aos moradores da região

Técnicos da UGPUMA apresentaram as mudanças aos moradores da região

Na noite dessa quarta-feira (27), técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) apresentaram a moradores da região do Eloy Chaves as mudanças prevista na minuta de lei do novo Plano Diretor do Município, que será enviada para a Câmara Municipal ainda este ano. A construção da proposta que está sendo apresentada e debatida foi feita com trabalho participativo entre população, entidades representativas e técnicos da administração municipal, com base nos problemas identificados diariamente nos balcões de atendimento do serviço público.

A diretora do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Sylvia Barbosa Angelini, explicou os estudos que foram feitos para se chegar à nova minuta de lei e destacou que alguns ajustes precisaram ser feitos, especialmente no que se refere à permissão de atividades comerciais. “É claro que sabemos que não se pode permitir tudo, mas algumas alterações precisam ser feitos em benefício do desenvolvimento da cidade, sem, é claro, se esquecer da sustentabilidade. Recebemos muitas reclamações de que o Plano atual é muito restritivo”, comentou.

Moradores presentes à reunião apresentaram sugestões aos técnicos da UGPUMA, que vão analisar os pedidos. “É importante que a população participe, entre no site do Plano Diretor e apresente suas sugestões. Tudo o que for pedido será analisado. A elaboração da nova lei preza pela participação popular”, ressaltou o gestor da Unidade, Sinésio Scarabello. “Também trabalhamos intensamente para tornar a lei mais simples e de fácil compreensão”, completou.

Pessoas sentadas assistindo à apresentação do Plano Diretor

Audiência contou com boa participação popular

Os técnicos explicaram, ainda, sobre as mudanças realizadas nas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS), que são destinadas à projetos de habitação popular. “A ideia é que essas áreas sejam mais próximas da região central, a fim de oferecer aos moradores acesso mais rápido a uma boa infraestrutura urbana”, pontuou Sinésio. Durante a reunião, foi explicado também sobre mudanças de características em vias de acesso e de circulação. “O Plano Diretor prioriza o interesse público, é claro, mas os apontamentos feitos pelos moradores são muito importantes e sempre analisados de forma criteriosa”, finalizou.

Os vereadores Antônio Carlos Albino, Edicarlos Vieira e Romildo Antônio da Silva também participaram da reunião e fizeram suas contribuições.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/28/revisao-do-plano-diretor-e-apresentada-no-eloy-chaves/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original