Zoonoses mantém ações de vistoria contra dengue no Novo Horizonte

Publicada em 07/03/2019 às 18:24

A atuação das equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) em parceria com as agentes comunitárias de saúde da Clínica da Família do Novo Horizonte, na quarta-feira (6), resultou na localização de 25 amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti em 397 residências vistoriadas, naquela região. O índice de 6%, de acordo com análise da UVZ, aponta a não adesão dos moradores ao combate aos mosquitos, mantendo o risco de transmissão da dengue e outras arboviroses.

Fiscais fazem vistoria em entulhos

Vistoria realizada pelas equipes da UVZ e agentes de saúde detectaram acúmulo de material nos quintais

“A região do Novo Horizonte vem sendo trabalhada há várias semanas, com atuações de busca ativa de sintomáticos, orientação da população sobre a necessidade de eliminação de material que possa se transformar em criadouros e nebulização. No entanto, nessa ação identificamos que apesar de toda a orientação, criadouros nos quintais dos imóveis. É preciso que a população se conscientize e faça a sua parte para o combate ao mosquito transmissor”, alerta a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva.

No trabalho de vistoria e orientação realizado nesta semana, além dos 397 imóveis vistoriados, outros 228 estavam fechados e 8 proprietários se recusaram a atender as equipes. Nas 25 casas com amostras de larvas localizadas, os criadouros foram encontrados em: tambores, pneus, brinquedos, pratos de vasos, latas, baldes, pias desativadas, garrafas, lonas, sucatas de veículos, plantas aquáticas, bromélias, vasos, tijolos, vasos sanitários desativados, máquinas de larvar roupa e até buraco no piso. “É importante salientar que todas as coletas de larvas de Aedes aegypti foram em imóveis com responsável orientado quanto às medidas preventivas. Todos criadouros de fácil eliminação, passíveis de remoção e, muitos, tratados como lixo ou material para descarte”, detalha a biomédica.

Amostra de água com larvas do mosquito, colhida pela Zoonoses

Equipes localizaram larvas em 25 residências. Todas as amostras são do Aedes aegypti, transmissor das arboviroses

A vigilância no bairro continua sendo realizada pelas equipes da UVZ, contudo, é fundamental a adesão da população no combate ao mosquito Aedes aegypti limpando os quintais e evitando jogar lixo pelas ruas. Toda a área do Novo Horizonte e bairros do entorno registram 44 casos de dengue confirmados neste ano. O Boletim Epidemiológico atualizado semanalmente pode ser consultado pelo site da Prefeitura de Jundiaí. Em caso do surgimento dos sintomas febre, dores pelo corpo, dor de cabeça e dores nas articulações é necessário buscar atendimento médico. No Novo Horizonte estão à disposição da população a Clínica da Família e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) Vetor Oeste.

Assessoria de Imprensa
Fotos: fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/07/zoonoses-mantem-acoes-de-vistoria-contra-dengue-no-novo-horizonte/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original