TIME Jundiaí inicia temporada com exames

Publicada em 11/03/2019 às 17:24
Atleta é atendida por especialista

Exames médicos: Atletas passam por avaliação de condição de saúde. Dados serão armazenados para comparação de evolução futura

A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) realiza os exames médicos nos atletas do TIME Jundiaí, para garantir a boa condição física dos representantes da cidade para as competições das federações e as oficiais, realizadas pelo Estado. A novidade, no entanto, está na adoção de exame de eletrocardiograma a partir de determinação do médico avaliador. A medida tem por objetivo identificar qualquer risco cardíaco e promover a saúde entre os atletas.

O atestado sobre a condição de saúde do atleta é necessário para a participação de campeonatos das federações e organizados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. “Anualmente nossos atletas são submetidos aos exames médicos. Mas com a implantação do programa ‘Atleta Consciente’ de melhoria no Departamento de Esporte de Formação e Rendimento, desenvolvemos medidas adicionais. Agora, a partir das necessidades identificadas pelo especialista, com base nas características do atleta e da modalidade, é feito encaminhamento para o eletrocardiograma. Tudo é feito no Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr. Nicolino de Luca, o Bolão”, comenta a diretora Rita Orsi.

Além dos exames médicos e do eletrocardiograma, os atletas também passam por avaliação do condicionamento físico. “Desde o ano ano retrasado, quando iniciamos as medições, percebemos a melhoria no rendimento dos atletas e na redução de lesões, proporcionando ganhos de rendimento e nos resultados das equipes”, salienta.

Atletas passam por avaliação, deitados em macas

TIME Jundiaí agrega exames de eletrocardiograma em programa para a melhoria constante dos resultados

Suzane Thiely da Silva, 15 anos, é integrante da equipe de Atletismo do TIME Jundiaí, e já passou pelos exames médicos e avaliação física. “Eu não tenho histórico de problema cardiovascular na família, mas por conta da modalidade, fui encaminhada para o eletro. Está tudo bem comigo”, comenta a garota. Os dados, inclusive os exames, ficam guardados pela UGEL para um histórico da evolução do atleta.

Mateus Soares, 15 anos, ingressou na equipe do TIME Jundiaí na metade do ano passado. “É muito importante realizar as avaliações médicas. Assim sabemos que estamos em plena capacidade para a prática do esporte, que demanda esforço”, detalha.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/11/time-jundiai-inicia-temporada-com-exames/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original