Palestra sobre Parques Fluviais celebra o Dia Mundial da Água

Publicada em 13/03/2019 às 18:23

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22, porém, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) antecipa a comemoração, com a realização de palestra, no dia 21, no Paço Municipal, palestra com o tema “Zoneamento de áreas propícias para a implantação de Parques Fluviais”. Ao final da apresentação será detalhado o Concurso de Ideias do Vale do Rio Jundiaí, que tem por objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos para a integração do Rio Jundiaí, à região Central.

Rio Jundiaí com vegetação nas laterais e a cidade ao fundo

Rio Jundiaí, que é tema de Concurso de Ideias, faz parte de palestra comemorativa ao Dia Mundial da Água, no Paço Municipal

As margens do Rio Jundiaí, assim como outras áreas da bacia hidrográfica, são áreas propícias para a implantação de Parques Fluviais, que se constituem em alternativa de uso e proteção das margens, podendo representar modelo de desenvolvimento territorial da bacia em benefício da resiliência e sustentabilidade do território. “A bacia do Rio Jundiaí possui áreas propícias para a implantação de parques fluviais devido às características que lhe são próprias. O ordenamento e a gestão dos recursos hídrico-territoriais devem considerar as dimensões econômica, social, ambiental e cultural da água. Isto é um fator chave que atrai turismo, investimento, gera atividades econômicas e postos de trabalho, mas o principal é que valoriza a identidade, aumenta a resiliência e promove a autoestima da comunidade local”, detalha a palestrante , com Luci Merhy Martins Braga, que é engenheira sanitarista, formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutora em Engenharia Civil, na área de “Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais”.

A participação no evento é gratuita e não há necessidade de inscrição antecipada. “O Rio Jundiaí corta o Município e a região Central, mas não protagoniza o espaço ou a interação com a comunidade que tem potencial. Em outras partes do mundo, o rio faz parte da paisagem e integra espaços de convivência, de lazer, de educação e esporte. Com o passar dos anos, o Rio Jundiaí foi despoluído e em alguns trechos é possível identificar peixes. Agora é preciso pensar e projetar o uso da área para preservação do meio ambiente, ciclovias e melhoria da qualidade de vida. Este é o objetivo do Concurso de Ideias do Vale do Rio Jundiaí”, detalha o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho. O evento será realizado no auditório do Paço Municipal, às 19h, no dia 21 de março.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/13/palestra-sobre-parques-fluviais-celebra-o-dia-mundial-da-agua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original