Revisão do Plano Diretor: Caxambu encerra ciclo de audiências públicas

Publicada em 16/03/2019 às 16:48

Audiência Pública do Plano Diretor foi realizada no Caxambu

A última audiência pública, realizada pelo Poder Executivo, para o processo de Revisão do Plano Diretor (Lei 8.683/2016) foi realizada na noite de sexta-feira (15), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Caxambu. Com apresentação direcionada para a região, os técnicos da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) detalharam a minuta de alteração e receberam as sugestões dos moradores. Nas próximas semanas, as equipes aguardam as devolutivas dos Conselhos Municipais para realizar as alterações identificadas e encaminhamento do projeto de lei para o trâmite no Legislativo municipal.

“O ciclo de audiências públicas se encerra com o encontro no Caxambu, que não estava previsto inicialmente, mas foi incluído após solicitação nas audiências anteriores. O encontro foi produtivo, com grande participação da população expondo suas opiniões e sugestões sobre o Plano Diretor. Boa parte dos apontamentos da região serão atendidos. O Plano Diretor é uma legislação que tem por objetivo regrar o desenvolvimento das cidades de modo ordenado, garantindo a proteção ao meio ambiente e a qualidade de vida. Por isso, deve ser pensado para o bem comum, reduzindo os conflitos”, comentou o gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho.

Edson Bardi, morador no bairro, sugere alternativas para os produtores rurais

Com o espaço lotado, os participantes explicaram seus pontos de vista. Edison Bardi, que se classifica como bairrista, defende a importância da criação de vales de contenção e a necessidade de contrapartida para os produtores rurais. “Temos exemplos de outros municípios em que os produtores rurais estão recebendo pela proteção aos mananciais”, exemplificou o morador no bairro há 70 anos. Ele foi esclarecido pelo gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez, sobre o Pagamento por Serviço Ambiental (PSA), que foi aprovado em Jundiaí e já conta com fundo de R$ 400 mil para iniciar o credenciamento às propriedades que já realizam a recuperação das áreas e que fazem parte do Programa Nascentes Jundiaí.

Rafael Maso,presidente da Amocer lembra da importância os limites do município

Pela Associação de Moradores do Caxambu e Região (AMOCER), Rafael Mazo apresentou os pontos que serão encaminhados para a UGPUMA. “Garantir a proteção ao meio ambiente é fundamental, mas é preciso identificar as outras necessidades. O Plano de Bairro também é um assunto que deve ser tratado na sequência. Outro tema que gerará demanda é a divisa com Jarinu, onde, naquela cidade, será instalado condomínio com mais de cinco mil famílias, que interferirão diretamente na nossa qualidade de bairro”, argumentou.

A reunião contou com a presença do vereador Rogério da Silva e representantes dos vereadores Rafael Antonucci e Cícero Camargo da Silva.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/16/revisao-do-plano-diretor-caxambu-encerra-ciclo-de-audiencias-publicas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original