Cidade das Crianças: amarelinhas inusitadas incentivam a volta à Infância

Publicada em 26/03/2019 às 14:51
Mulher em foto posada sobre uma amarelinha, com o terminal Central ao fundo

Elizabete: “Iniciativas como esta da Prefeitura trazem boas recordações”

Quem anda por aí com a cabeça baixa e olhos fixos nos telefones celulares pode encontrar nas calçadas e praças de Jundiaí uma novidade tão ou mais divertida quanto navegar pelo mundo digital. São as amarelinhas pintadas pela Prefeitura em alguns locais inusitados como parte das iniciativas do Cidade das Crianças, conceito que visa não somente ao incentivo da brincadeira infantil e ao protagonismo da criança no planejamento de políticas públicas municipais, mas também permite nos adultos a lembrança da diversão infantil e da importância da diversão em qualquer idade.

Uma das que se surpreenderam com a novidade foi Elizabete Merciano, que passa diariamente a caminho do trabalho pela rua Barão do Triunfo na esquina com a Baronesa do Japi. “Até a geração dos meus filhos brincava-se muito nas ruas. Agora, por conta dos costumes e por morarem em apartamentos, meus netos preferem brincar com o celular. Iniciativas como esta da Prefeitura trazem boas recordações e invertem um pouco as tendências.”

O gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni, explica que as amarelinhas são um incentivo a uma nova experiência cotidiana. “Não tem sido raro observar quem não se renda, ainda que distraído, à tentação de pular as amarelinhas. A brincadeira é importante inclusive na fase adulta e esta é mais uma experiência transformadora que a Prefeitura propõe como parte do conceito de ‘Cidade das Crianças’.”

No grupo das colegas do curso técnico de Enfermagem Ana Laura Nascimento, Maria Eduarda Alves, Thayna Sena e Samira Amorim as idades vão dos 15 aos 19 anos. A passagem em frente ao Teatro Polytheama é sempre animada com uma brincadeira espontânea com a amarelinha. “A tecnologia nos afasta das memórias da infância. Nossa passagem diária por aqui já se tornou um vício”, brincam.

Avô assiste ao neto brincar de amarelinha em frente à igreja Matriz

Zelina e os netos João Pedro e Theo: surpresa ao notar que os netos conheciam as regras da brincadeira

Já a avó Zelina Rodrigues, moradora da Vila Esperança, aproveitou a ida do Centro com os netos João Pedro, de seis anos, e Theo, de um ano e meio, para permitir que as crianças aproveitassem uma das amarelinhas da Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz). “As brincadeiras de rua são importantes para tirar a crianças do celular, em que acessam tudo o que quiserem, sem supervisão. Fiquei feliz por saber dessa iniciativa da Prefeitura e por saber que as crianças ainda conhecem as regras dessas brincadeiras”.

Pablo Fernandes, de nove anos, e Júlia, de cinco, são filhos de Jonathan e Cristiane, e moram no Fazenda Grande. Também de passagem pela Praça da Matriz, a insistência das crianças sempre faz a família privilegiar a diversão. “Esta iniciativa da Prefeitura é uma aliada de quem quer os resgates de brincadeiras tão saudáveis como aquelas da nossa infância”, comemora o pai com saudosismo.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/26/cidade-das-criancas-amarelinhas-inusitadas-incentivam-a-volta-a-infancia/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original