Palestra sobre autoestima e dignidade marca o mês da mulher na Fumas

Publicada em 26/03/2019 às 11:27

As servidoras que atuam na sede da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas) e no Serviço Funerário Municipal (SFM) tiveram uma tarde diferente nesta segunda-feira (25). Em comemoração ao Mês da Mulher, as funcionárias participaram da palestra “Autoestima e Dignidade Feminina”, com a psicóloga e terapeuta sexual Claudia Hallgren, promovida no Espaço de Convivência da Fundação.

O tema da palestra seguiu uma diretriz passada pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), através do Núcleo de Articulação das Políticas de Direitos Humanos – Assessoria de Políticas para as Mulheres, que orientou para a necessidade de ampliar a abordagem do crescimento da violência contra a mulher. “Achamos importante ressaltar a questão pela abordagem do resgate da dignidade feminina, sem dúvida, o caminho mais assertivo para que a mulher reflita se algo em sua vida está lhe incomodando a ponto de lhe trazer danos emocionais”, salientou a superintendente da Fumas, Solange Marques.

Mulheres assistem à palestra

Cerca de 60 mulheres participaram da palestra, entre servidoras da FUMAS, SFM, agentes de Desenvolvimento Local e voluntárias do PSA

Acostumada a ouvir em seu consultório muitos relatos que demonstram a fragilidade da mulher diante de algumas situações, a psicóloga Claudia Hallgren alertou para a importância de a mulher saber se posicionar quando uma situação que esteja vivenciando não seja a expressão real da sua vontade. “Quando uma mulher tem medo de expor sua verdade, de demonstrar um determinado tipo de comportamento ou ideia por recear ser criticada ou censurada, esse é o momento em que ela precisa recorrer ao verdadeiro sentido da palavra ‘empoderamento’. Nada mais é que provocar em si mesma mudanças necessárias para sua própria evolução e fortalecimento pessoal”.

Autoconhecimento
Para a cozinheira Elisabete Mariano, a palestra foi excelente para entender a importância do autoconhecimento. “A gente percebe que a nossa vida é um baú trancado a sete chaves. O baú precisa ser aberto para descobrirmos o que há dentro, mas antes precisamos encontrar todas as chaves que estão escondidas dentro da gente”. Também foi nessa linha a observação feita por Gabriela Alves Pereira, atendente do serviço funerário, que achou que a palestra também mexeu com as emoções de muitas participantes. “Estou vivendo um momento em que me sinto bem comigo mesma, mas percebi muitas colegas emocionadas. Um encontro como esse é muito positivo porque faz a gente refletir sobre tudo”.

A palestra também foi aberta às voluntárias que atuam na distribuição do PSA e agentes de Desenvolvimento Local atuantes nas comunidades. Shirley Moraes, Luziana dos Santos, Tânia Fonseca e Vilma Rodrigues, agentes do Jardim Fepasa, não perderam a oportunidade. “Gostamos muito. Todas aqui passam por coisas parecidas e o encontro foi um ótimo aprendizado”, disse Shirley, em nome do grupo. Também estiveram presentes as voluntárias Maria Benta e Maristela, do Jardim Novo Horizonte 3, e Maria Eleutéria, do Parque Centenário.

Assessoria de Imprensa – Fumas
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/26/palestra-sobre-autoestima-e-dignidade-marca-o-mes-da-mulher-na-fumas/