Saúde de Jundiaí realiza treinamento para técnicos de Americana

Publicada em 26/03/2019 às 18:36

Técnicos da equipe da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) foram convidados a realizar oficina sobre o segmento de saúde para os serviços Cadastro Único (CadÚnico) e Programa Bolsa Família para técnicos da prefeitura de Americana. Os temas, desmembrados em dois dias (25 e 26 de março), detalham as ações de controle de dados relacionados ao atendimento em saúde das famílias registradas no programa federal em situação de vulnerabilidade. O convite se deu pelo resultado conquistado por Jundiaí, que avançou de 43,11%, no segundo semestre de 2017, para mais de 80%, no ano passado, no indicador de atendimento em saúde para o público específico, formado por pouco mais de quatro mil famílias.

Palestrante fala para plateia lotada, em sala

Treinamento de técnicos da UGPS em Americana orientam sobre o CadÚnico e Bolsa Família

De acordo com Virgínia Maria Rigo Soares, gestora do Bolsa Família na Saúde, junto à UGPS, as atividades de controle adotadas podem ser implementadas por todas as cidades. “A melhoria no índice foi conseguida a partir da capacitação dos profissionais envolvidos, inclusive com treinamentos em Brasília. Com a disseminação do conhecimento para a rede, a sensibilização da população para a necessidade do acompanhamento médico das mulheres e crianças, foi possível melhorar vários índices, em sequência, como Índice de Gestão Descentralizado de Saúde (de 43,11% para 80%) – afere pré-natal e saúde da mulher (entre 14 e 44 anos de idade) e vacinação, peso e altura em crianças entre zero e seis anos de idade – e a redução na Taxa de Mortalidade Infantil (de 10,55 para 7,23) – que aponta as condições de pré-natal, atendimento hospitalar no momento do parto, puerpério (até os 40 dias) e puericultura (até 1 ano)”, comenta.

“O aperfeiçoamento é fundamental para que possamos desenvolver com excelência os trabalhos prestados, seja na Educação, com o controle da frequência escolar, na Ação Social, para a atualização cadastral e trabalho de campo, ou na Saúde, com pesagem das crianças e controle da vacinação”, disse coordenadora da Gestão de Benefícios, Transferência de Renda e Cadastro Único da Secretaria de Ação Social, Adriana Gomes dos Santos Soares, da Prefeitura de Americana.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Marilia Pierre / Prefeitura de Americana


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/26/saude-de-jundiai-realiza-treinamento-para-tecnicos-de-americana/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original