Novas câmaras de vacinas são instaladas em UBS

Publicada em 27/03/2019 às 11:27

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) dá início, nesta semana, à instalação de 12 novas câmaras de vacinas em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Moderno e com sistema de manutenção de temperatura em caso de falha de energia em determinado espaço de tempo, o equipamento substitui os modelos anteriores, que serão utilizados para a armazenagem de insulinas. O investimento faz parte das ações realizadas pela Prefeitura de Jundiaí para a melhoria do atendimento e busca da excelência no serviço prestado.

Enfermeira aplica injeção em bebê

Fabiano, de apenas 10 dias, tomou a primeira vacina da vida, na Nova UBS Maringá

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde, Fauzia Abou Abbas Raiza, o investimento de mais de R$ 70 mil, garantirá maior qualidade ao estoque. “As novas câmaras são modernas e substituem equipamentos com mais de 10 anos. As vacinas exigem manutenção de temperatura para a sua preservação. Com o novo modelo, mesmo que haja falha no fornecimento elétrico, será possível suportar algumas horas sem qualquer prejuízo às doses”, detalha.

As câmaras serão instaladas nas UBSs Colônia, Comercial, Esplanada, Fazenda Grande, Retiro, Rui Barbosa, Sarapiranga, além das Novas UBSs Maringá e Tulipas e Clínica da Família, no Novo Horizonte. Usuário da Nova UBS Maringá, Fábio Francisco, 34 anos, levou o filho Fabiano, de apenas 10 dias, para tomar a primeira vacina. “O atendimento é muito bom. Cheguei e rapidamente foi chamado. Não sabia que essas novas câmaras podem preservar a temperatura por um tempo até retornar a energia. Isso é importante para que não haja perda de vacinas”, comenta o pai.

Foto da sala de vacina de UBS

Instalação das novas câmaras de vacinas se encerra nesta quarta-feira (27)

Por mês, Jundiaí realiza cerca de 20 mil imunizações a partir das vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que são BCG (protege contra as formas graves de tuberculose), Dupla Adulto (tétano e difteria), Pentavalente (tétano, difteria, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo haemophilus), Poliomielite, Febre Amarela, Influenza, Rotavírus, Hepatite A, HPV, Varicela, Raiva, Meningocócica C (meningite causada pelo meningococo tipo C) Pneumocócica (meningites e pneumonias causadas pelo pneumococo), Tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola), Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DpTa (tétano, difteria e coqueluche para gestantes) e DPT (tétano, difteria e coqueluche), Pneumo 23 (contra pneumonia).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/27/novas-camaras-de-vacinas-sao-instaladas-em-ubs/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original