Mídia divulga que Jundiaí mudará cenário da radioterapia no Brasil

Publicada em 28/03/2019 às 12:16
Prefeito conhece a fábrica da Varian ao lado de gestores e executivos da empresa

Luiz Fernando visitou as instalações da empresa, que vai ajudar a mudar o cenário da radiologia no País

Inaugurada oficialmente em dezembro de 2018 com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, a fábrica de aceleradores lineares da Varian Medical Systems em Jundiaí ganhou destaque nacional nesta quinta-feira (28) em reportagem do portal de notícias UOL. De acordo com a publicação, a unidade vai ajudar a reduzir as filas de espera por radioterapia (tratamento para câncer) em todo o País. A Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) estima que 5 mil pessoas morrem todo ano no Brasil em decorrência do déficit nesta área.

Durante visita à fábrica, o prefeito Luiz Fernando Machado destacou a importância do investimento, que terá reflexo positivo na Saúde em todo o País. “É uma grande conquista para o Município dado o alto nível de tecnologia da planta, o que agrega muito valor. Temos trabalhado intensamente para tornar Jundiaí um polo tecnológico internacional e a inauguração da fábrica é um passo muito importante nesse sentido”, disse.

À época, o presidente da Varian nas Américas, John Kowal, afirmou que a empresa tem o maior projeto de expansão no ramo da radiologia no mundo. “Até o final de 2021 esperamos trazer mais de 100 equipamentos para o Brasil, por meio de um contrato com o governo federal. O projeto conta com uma importante transferência de tecnologia e conhecimento, uma vez que realizamos treinamentos e capacitações para os profissionais da área”, declarou em seu discurso de inauguração.

Prefeitura Luiz Fernando discursa durante inauguração da empresa Varian

Prefeito destacou os esforços realizados para tornar Jundiaí um polo tecnológico

De acordo com a reportagem do UOL, 50 desses equipamentos devem ser entregues ainda este ano. Em todo o Brasil, pacientes com câncer atendidos pelo Sistema Público de Saúde (SUS) enfrentam longas filas de espera e muitos precisam ir a outras cidades para receber o tratamento, pois não existem salas de radioterapia suficientes para suprir a demanda. Em Jundiaí, o tratamento é oferecido no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

A fábrica em Jundiaí é a única da Varian Medical Systems na América Latina. Em novembro de 2017, o grupo inaugurou um Centro de Treinamento na cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/28/midia-divulga-que-jundiai-mudara-cenario-da-radioterapia-no-brasil/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original