Canil da GMJ avança na capacitação permanente de seus integrantes

Publicada em 02/04/2019 às 17:12

Referência há 15 anos no adestramento e condução de cães de trabalho – contribuindo de maneira efetiva no combate à violência e criminalidade – o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) é exemplo de determinação e resultados significativos, graças ao trabalho de atualização profissional que realiza periodicamente com os seus integrantes: o compromisso da atual Administração de capacitar os agentes públicos nas mais diversas temáticas, para fortalecer a atuação na segurança pública de forma sistêmica e integrada.

Sendo assim, para ampliar as possibilidades de atuação, tornando-a cada vez mais especializada, a GM Martins e os GMs Pupo, Rufino e Júlio César participaram do Seminário Internacional de Figuração e Preparação de Cães de Ataque – realizado no 1º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (BAEP) de Campinas (SP), e coordenado pelo 1º tenente PM João Cláudio Corrente Santos Silva. As aulas foram ministradas por Jean Marc Alan, natural de Marselha (França), praticante de Ring Francês (esporte canino considerado o mais exigente para cães que existe no mundo; combina a força física do cão com exercícios de obediência), atua como figurante há mais de 30 anos, é criador de exemplares para a ação específica e fornece cães policiais para a Polícia Francesa. Participaram do Seminário representante de diversas instituições de Segurança Pública do país.

Foto posada de guardas municipais com os visitantes

Atualização profissional e intercâmbio possibilitam o desenvolvimento de novas habilidades no convívio diário entre agentes e cães de trabalho

Visita e intercâmbio
Entusiasta do trabalho realizado pelo Canil da GMJ, o palestrante esteve em Jundiaí acompanhado pelo tenente-coronel Corrente, visitando as instalações do setor especializado da instituição, consolidando dessa forma o intercâmbio entre os profissionais. Jean Marc elogiou a estrutura oferecida aos cães de trabalho para o adestramento e o desenvolvimento de habilidades específicas, como busca, faro e resgate de pessoas. “Uma valiosa aprendizagem para os integrantes do Canil que convivem em sintonia com os exemplares hoje em atividade: são 11 pastores belga Malinois, dois labradores, um bloodhound, e dois rottweilers. O Canil avança – inclusive com extensa programação de apresentações de showdog para crianças, jovens e adultos -, mas sua estrutura, sempre que necessário, passa por adequações para que possamos oferecer um serviço de muita qualidade, a capacitação profissional é uma constante”, ressaltou o inspetor Alceu.

A Especializada Canil da Guarda Municipal de Jundiaí busca constantemente adquirir conhecimento técnico no que se refere ao trabalho com cães de polícia, na participação em cursos e seminários nacionais e internacionais que acontecem por todo o país. Anualmente o inspetor Alceu Marestoni envia os condutores e seus respectivos cães de trabalho para adquirirem a especialização, uma vez que são agentes multiplicadores; ele acompanha de perto os trabalhos que são realizados, coordenando operações efetivas contra a criminalidade.

Assessoria de Imprensa GMJ
Foto: Canil GMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/02/canil-da-gmj-avanca-na-capacitacao-permanente-de-seus-integrantes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original