Xô Dengue visita 10,8 mil imóveis e localiza larvas do Aedes aegypti

Publicada em 02/04/2019 às 18:24
Militar observa vasos e plantas em residência

Xô Dengue contou com a participação de militares do 12º GAC para a visitação de imóveis em toda a cidade

Realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), nos dias 28 e 29 de março, com o apoio de militares do 12º Grupo de Artilharia e Campanha (12º GAC) Barão de Jundiahy, a ação ‘Xô Dengue’ visitou 10.827 imóveis em vários bairros da cidade. A ação educativa tem por objetivo orientar a população para os cuidados necessários para evitar as ocorrências de criadouros nas residências, e, consequentemente, combater os mosquitos Aedes aegypti, transmissores das arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela).

De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro, as visitas nas residências resultaram na coleta de 73 amostras de larvas, sendo 68 do Aedes aegypti. “Pelo levantamento, em cada um dos 25 bairros visitados, foram coletadas, em média, quatro amostras larvas. Os inservíveis como latas, potes de vidro e lonas foram os recipientes com maior ocorrência: 47%”, comenta. Para a biomédica, a atividade atingiu os objetivos. “O trabalho vem sendo realizado intensivamente, mas o apoio do GAC e dos agentes neste período importante de transmissão, é fundamental para o combate à doença, que pode até matar”, alerta.

O combate ao mosquito transmissor é simples, bastando à população evitar o acúmulo de recipientes que possam acumular água, tampar corretamente as caixas d’ água, colocar água sanitária nos ralos, além de lavar diariamente, com água, esponja e sabão, os bebedouros dos animais. As calhas das residências também devem ser observadas para evitar o acúmulo de água, assim como as lajes descobertas. As piscinas precisam ter a água tratada corretamente para evitar possíveis focos.

Moradora mostra vaso enquanto militar verifica um frasco

Iniciativa atingiu 10.827 imóveis em todos os bairros; em cada bairro visitado foram coletadas, em média, 4 amostras de larvas de mosquitos

Desde a década de 1980, quando os primeiros casos de dengue começaram a surgir nas grandes cidades, Jundiaí desenvolve ação, anualmente, para a conscientização sobre os riscos da arbovirose transmitida pelo Aedes aegypti. No ano passado, em outubro, foi realizada reunião do Grupo Permanente de Controle de Endemias – que reúne integrantes de todas as Unidades de Gestão -, para a determinação das ações de cada unidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/02/xo-dengue-visita-108-mil-imoveis-e-localiza-larvas-do-aedes-aegypti/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original