CEREST realiza Semana de Conscientização sobre os riscos do Amianto

Publicada em 05/04/2019 às 12:21

O Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí, órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realiza entre os dias 8 a 12 de abril a Semana de Conscientização de Exposição e Comercialização do Amianto. Durante o período, os técnicos farão vistorias em comércios de material de construção em busca do produto, que está proibido em fabricação e em comércio no Estado de São Paulo, desde 2007. No ano passado, durante a atividade, foram identificados dois estabelecimentos que ainda contavam com as telhas de amianto para venda. A substância é tida como causadora de tumores do tipo mesotelioma.

Inscrição na lateral da telha

Desde 2007, o Estado de São Paulo baniu a fabricação e comercialização de produtos com amianto

De acordo com a gerente do CEREST Jundiaí, Márcia Pereira Dobarro Facci, além da verificação dos estabelecimentos, será feita a orientação dos comerciantes sobre o material. “Em Jundiaí temos cerca de 250 estabelecimentos que comercializam materiais de construção. Em 2018, duas ocorrências foram registradas, em estabelecimentos de bairros, que adquiriram o material de fornecedores de outros estados, onde o material ainda não foi banido. O material é de extremo risco. Assim que detectado, o estabelecimento é notificado a solicitar o recolhimento do produto por parte do fornecedor, para o correto descarte do material, que exige processamento especial”, detalha.

Segundo a gerente, o consumidor deve ficar atento antes de adquirir o as telhas cinzentas, conhecidas como fibrocimento. “As que são livres de amianto contam com uma inscrição na borda de cada folha, indicando o não uso do amianto na fabricação”, explica.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/05/cerest-realiza-semana-de-conscientizacao-sobre-os-riscos-do-amianto/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original