HU está apto a receber a certificação “Hospital Amigo da Criança”

Publicada em 05/04/2019 às 18:43

Muito em breve o Hospital Universitário de Jundiaí (HU) estará entre as poucas unidades materno-infantil do Estado de São Paulo a receber a certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A informação foi passada em primeira mão aos colaboradores do hospital, nesta sexta-feira (05).

Funcionários trabalham em ala do hospital

HU se tornará um dos poucos hospitais do Brasil a ter o reconhecimento

Ao longo desta semana, o HU passou por um processo minucioso de avaliação e auditorias conduzido por representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria do Estado da Saúde. “A avaliação é muito rigorosa e leva em conta o sucesso do aleitamento, o critério do Cuidado Amigo da Mulher, além do direito ao acesso, à permanência e participação do responsável na unidade durante os cuidados aos bebês graves e potencialmente graves”, explicou a médica Evanguelia Kotzias, que, junto com Lygia Border, esteve à frente das avaliações.

Atualmente, em todo o Brasil, 335 hospitais têm a certificação IHAC. No Estado de São Paulo, apenas 42 unidades hospitalares são certificadas.

O título Hospital Amigo da Criança torna a unidade referência em amamentação para o Município, região e estado. Com isso, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado e reduzindo a mortalidade materna e infantil.

Para o prefeito Luiz Fernando, a manutenção da qualidade na assistência no pós-parto, a partir de consultas ou do atendimento emergencial a bebês, colabora para o reconhecimento dos serviços prestados pelo HU. “Primeiro, reduzimos a taxa de mortalidade ao menor índice da história do Município e, agora, temos mais um indicativo que fortalece na prática a atenção dada à rede de saúde local”, destacou ele. “Ainda temos um caminho a percorrer para aprimorar a qualidade dos serviços, mas é importante dizer que a saúde em Jundiaí é tratada com prioridade desde o momento da alocação de recursos”.

Prefeito anuncia selo em auditório para funcionários

Reunião com colaboradores confirmou a certificação de Hospital Amigo da Criança

De acordo com o HU, a data para a consolidar a entrega da certificação será confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde. “É um passo muito importante a certificação, porque indica o bom andamento dos trabalhos. Deste modo, consolidamos o HU como referência no atendimento materno-infantil para toda a região. Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos até aqui”, afirmou o superintendente do hospital, Itibagi Machado.

Para acompanhar o resultado do processo também estiveram presentes o gestor de saúde, Tiago Texera, o diretor Executivo da Fundação Doutor Jayme Rodrigues, Ary Domingos do Amaral, o diretor administrativo do hospital, Asimar Cardoso, e o diretor de apoio, Cleber Nascimento.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/05/hu-esta-apto-a-receber-a-certificacao-hospital-amigo-da-crianca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original