Dengue: Zoonoses fará nova ação de bloqueio no São Camilo

Publicada em 08/04/2019 às 15:58

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), atuará fortemente no São Camilo, nesta semana, com o objetivo de conter a transmissão de dengue entre os moradores daquela região. O planejamento inicial teria início nesta segunda-feira (8), no entanto, a chuva constante interrompeu o trabalho casa a casa contra o mosquito Aedes aegypti. O bairro registra 85 casos desde o início do ano e, nas últimas semanas, houve aumento no número de notificações de suspeita. A ação de bloqueio já foi realizada no bairro, no início do ano. O bairro foi o primeiro a registrar casos em 2019.

Agente de zoonoses anda com equipamento nas costas

Ação de nebulização foi necessária no início do ano, para controle e combate ao mosquito transmissor da dengue e demais arboviroses, no início do ano, no bairro

De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva, o bairro receberá atividades de orientação casa a casa sobre eliminação de criadouros de mosquitos Aedes aegypti, busca de sintomáticos e encaminhamento para atendimento de casos suspeitos de dengue para os equipamentos de saúde. “Se a análise identificar a necessidade, poderá ser realizada mais uma etapa de nebulização em todo o bairro. As equipes ainda trabalham no Jardim Tarumã, vizinho ao São Camilo. A Vila Rami também terá técnicos percorrendo o bairro e realizando as orientações, busca de sintomáticos e encaminhamento para equipamento de saúde”, explica.

A biomédica, no entanto, lembra que, somente as ações da administração pública não são suficientes para o controle da dengue e das demais arboviroses. “É preciso que as pessoas façam a sua parte e cuidem dos quintais, eliminando qualquer objeto que possa acumular água e servir como criadouro dos mosquitos. A dengue pode matar. Por isso, é preciso que a população, ao primeiro sinal da doença, busque por um equipamento de saúde para que seja feita a notificação e as ações em vigilância em saúde sejam tomadas”, detalha.

As demais atividades como vistorias em imóveis especiais e pontos estratégicos, além de atendimento 156 e as investigações epidemiológicas a partir de notificações continuam a ser realizadas paralelamente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/08/dengue-zoonoses-fara-nova-acao-de-bloqueio-no-sao-camilo/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original