Dengue: Zoonoses fará nova ação de bloqueio no São Camilo
Publicada em 08/04/2019 às 15:58A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), atuará fortemente no São Camilo, nesta semana, com o objetivo de conter a transmissão de dengue entre os moradores daquela região. O planejamento inicial teria início nesta segunda-feira (8), no entanto, a chuva constante interrompeu o trabalho casa a casa contra o mosquito Aedes aegypti. O bairro registra 85 casos desde o início do ano e, nas últimas semanas, houve aumento no número de notificações de suspeita. A ação de bloqueio já foi realizada no bairro, no início do ano. O bairro foi o primeiro a registrar casos em 2019.

Ação de nebulização foi necessária no início do ano, para controle e combate ao mosquito transmissor da dengue e demais arboviroses, no início do ano, no bairro
De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva, o bairro receberá atividades de orientação casa a casa sobre eliminação de criadouros de mosquitos Aedes aegypti, busca de sintomáticos e encaminhamento para atendimento de casos suspeitos de dengue para os equipamentos de saúde. “Se a análise identificar a necessidade, poderá ser realizada mais uma etapa de nebulização em todo o bairro. As equipes ainda trabalham no Jardim Tarumã, vizinho ao São Camilo. A Vila Rami também terá técnicos percorrendo o bairro e realizando as orientações, busca de sintomáticos e encaminhamento para equipamento de saúde”, explica.
A biomédica, no entanto, lembra que, somente as ações da administração pública não são suficientes para o controle da dengue e das demais arboviroses. “É preciso que as pessoas façam a sua parte e cuidem dos quintais, eliminando qualquer objeto que possa acumular água e servir como criadouro dos mosquitos. A dengue pode matar. Por isso, é preciso que a população, ao primeiro sinal da doença, busque por um equipamento de saúde para que seja feita a notificação e as ações em vigilância em saúde sejam tomadas”, detalha.
As demais atividades como vistorias em imóveis especiais e pontos estratégicos, além de atendimento 156 e as investigações epidemiológicas a partir de notificações continuam a ser realizadas paralelamente.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
21/05/2026
Atenção Primária e cuidado oncológico se destacam em reconhecimento nacional da qualidade de vida de Jundiaí -
19/05/2026
Jundiaí alerta sobre importância da imunização para viagens internacionais na Copa de 2026 -
18/05/2026
Jundiaí reforça importância da vacinação contra influenza e mantém imunização para grupos prioritários -
15/05/2026
Jundiaí reafirma compromisso com a Reforma Psiquiátrica durante Fórum da Luta Antimanicomial
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
