Dia do Combate à Hipertensão: UBSs de Jundiaí oferecem ações preventivas e tratamentos

Publicada em 26/04/2019 às 11:50

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias, forçando o coração a exercer um esforço maior do que o normal para fazer a distribuição do sangue pelo corpo. A doença é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. Nesta sexta-feira (26) é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) ressalta que, em Jundiaí, o cuidado com a doença é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Clínica da Família e Novas UBSs.

Momento da aferição da pressão

Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado nesta sexta-feira (26)

“Além das consultas, dos exames e da medicação alopática fornecida gratuitamente, ainda são ofertadas atividades de promoção da saúde, com grupos terapêuticos e práticas integrativas complementares. Essas atividades auxiliam na composição do cuidado, incluindo informações sobre alimentação saudável, redução no consumo de sal, controle do peso e atividades físicas”, explica  diretora de Atenção Básica, Dayane Martins.

Na cidade, a estimativa é que 86 mil pessoas tenham a doença na cidade. Uma doença silenciosa que, se não cuidada, pode trazer grandes danos à saúde. A hipertensão arterial, segundo dados do Ministério da Saúde, acomete, em média, 32% da população adulta em todo o País, alcançando índices maiores para indivíduos com idade.

Ainda de acordo com a médica, os cuidados preventivos devem ser observados durante toda a vida, mantendo a alimentação saudável e o corpo em atividade. José Benedito da Silva, 65 anos, sofre de hipertensão há quatro anos. “Tomo medicamentos todos os dias pela manhã. Confesso que gosto de carregar no sal da comida. Mas sei que isso não é o correto”, comenta o homem, que pratica atividades físicas para colaborar com o controle da hipertensão.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/26/dia-do-combate-a-hipertensao-ubss-de-jundiai-oferecem-acoes-preventivas-e-tratamentos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original