Rede assistencial da Prefeitura oferece serviços para apoiar saída das ruas

Publicada em 29/04/2019 às 17:36

Tão importante quanto se manterem abertas as portas de entrada para o atendimento social das pessoas em situação de vulnerabilidade é a existência das portas de saída, ou seja, as políticas de emancipação social capazes de gerar autonomia e independência. Sendo assim, o grande objetivo da rede de Jundiaí, evidenciado pela campanha da Prefeitura “Não dê esmolas. Ajude de verdade” é a construção de um plano conjunto com o usuário para o seu processo de emancipação, atuando nos diversos aspectos familiares, de saúde, sociais e de renda e causas que levam a ida às, buscando a construção do protagonismo do atendido.

Como as histórias e trajetórias são únicas e diferentes modos de existência precisam ser acolhidos, o processo de emancipação pode se dar de diferentes maneiras: em alguns casos, isso significa conseguir um trabalho, alugar uma casa, ou ainda ir morar em uma pensão. Em outros, significa alguma ocupação que produza geração de renda e encaminhamento para o serviço da república, que é um serviço de cogestão entre poder público e usuários dos serviços, exercendo autonomia do usuário através de colaboração nos cuidados do local, divisão dos custos e responsabilidades coletivas. Em outros ainda, pode significar trabalho de reaproximação com familiares e retorno ao convívio familiar.

Professora dá oficina de artesanato a usuários do Centro Pop

Oficinas para empregabilidade visam à construção do protagonismo do atendido

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, foi nessa linha que a Prefeitura pensou a campanha, veiculada no mês de abril. “O objetivo final é promover a emancipação social das pessoas e isso passa pela construção conjunta de um plano, pelo emprego e pela habitação. A campanha foi pensada para conscientizar a população quanto ao trabalho estruturado que a rede possui para atender esse público e como as esmolas podem tirar o protagonismo dessa população”.

Nesse sentido, a UGADS oferece projetos na área de inclusão produtiva. A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou da economia solidária. Ao encontro dessas três frentes estão as ofertas de oficinas de empregabilidade realizadas no Centro Pop e nos outros serviços da assistência social pelo programa federal do Acesso ao Mundo do Trabalho – Acessuas Trabalho.

Por meio dessas iniciativas, o Centro Pop registra as médias mensais do retorno de cinco pessoas ao mercado de trabalho, por meio das oficinas e do acompanhamento feito pela rede.

Uma novidade prevista para os próximos meses serão as Incubadoras Sociais, de fomento ao empreendedorismo e à economia solidária. A proposta prevê a implantação de quatro incubadoras no Município, dando oportunidade a cerca de 60 pessoas.

Orientações
A orientação da campanha “Não dê esmolas. Ajude de verdade” trata das possibilidades de apoio à população em situação de rua para além das esmolas. A orientação é para que cidadãos abordados por um pedido de esmolas encaminhem a pessoa a procurar o serviço do Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, onde ela terá suas necessidades atendidas e será encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial, como casa de passagem e serviços de saúde, se necessário. Além disso, há também o serviço Especializado de Abordagem Social (parceria com SOS) que pode ser acionado pelo telefone (11) 98531-0146.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/29/rede-assistencial-da-prefeitura-oferece-servicos-para-apoiar-saida-das-ruas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original