Câncer bucal: Saúde realiza exames no Poupatempo no dia 2

Publicada em 30/04/2019 às 18:23

Iniciado nesta terça-feira (30), as atividades desenvolvidas pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realiza, ações de conscientização, prevenção e orientação sobre o câncer bucal. O calendário de atividades prossegue, nesta quinta-feira (2), com avaliações no Poupatempo. No dia 4, durante o Dia D de vacinação, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contarão com a atividade para a população.

Dentista examina boca de paciente

Ailton dos Santos passou pela avaliação de câncer bucal enquanto esperava pela emissão do documento do veículo

De acordo com dados da assessoria técnica de Saúde Bucal da UGPS, as ações preventivas serão realizadas em três momentos, para atendimento da população em geral e também servidores da Guarda Municipal (GM), da DAE e da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). “A escolha pelo Poupatempo foi feita pelo grande fluxo de pessoas, que poderão, em poucos minutos, fazer uma avaliação para identificar a suspeita de uma doença e ter o encaminhamento adequado”, explica o gestor da UGPS, Tiago Texera.

A iniciativa foi aprovada pelo metalúrgico Ailton dos Santos, 51 anos, que passou pelo Poupatempo para buscar a documentação do carro. “Fiquei muito satisfeito com a atividade disponibilizada no espaço público. Tem muita gente que pode até ter algum sangramento ou outro problema e não busca atendimento. A iniciativa é muito importante”, comenta o homem, que não recebeu apontamentos da odontóloga.

O atendimento no Poupatempo prossegue no dia 2, das 9h às 17h, para toda a população. Já nos dias 02 e 03, das 13h às 19h, o atendimento será direcionado para os servidores da UGMT e GM. Nos dias 29 e 30 de maio, das 7h às 12h, o serviço será na DAE. No dia 4, as avaliações serão das 8h às 17h, na Clínica da Família, UBS Retiro, UBS Rami, UBS Santa Gertrudes, UBS Caxambu, UBS Tamoio, UBS Aparecida, UBS Anhangabaú, UBS Hortolândia e UBS Rio Branco.

A rede de Atenção Básica de Saúde conta com salas odontológicas em 33 UBSs da cidade, que realizam o exame preventivo aos pacientes. Estão previstos investimentos para a ampliação da oferta odontológica, tanto com a instalação de mais salas em unidades que ainda não contam com o serviço, a partir da implantação do conceito Nova UBS, assim como a ampliação de horários de atendimento.


Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/30/cancer-bucal-saude-realiza-exames-no-poupatempo-no-dia-2/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original