Jundiaí realiza eventos pelo Mês da Luta Antimanicomial

Publicada em 30/04/2019 às 18:19

Os cuidados em atendimento psicossocial em Jundiaí são realizados pela Rede de Atenção Psicossocial, contando com os Centros de Atendimento (CAPs), Residências Terapêuticas e leitos de acolhimento, que foram o modelo humanizado para o tratamento das pessoas com sofrimentos psíquicos. Maio é celebrado o mês da Luta Antimanicomial, e, para marcar o período, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) realiza, em parceria com o Sesc, ações alusivas.

A abertura das atividades será no dia 3 de maio, das 14h às 17h, na Praça Governador Pedro de Toledo. Segundo o coordenador de Saúde Mental da UGPS, Alexandre Moreno Sandri, serão realizadas interações artísticas, oficinas, apresentação de capoeira e roda de samba, além de caminhada realizada com os assistidos e servidores dos serviços.

Assistidos nos equipamentos de atenção psicossocial de Jundiaí contam com atendimento multidisciplinar e oficinas terapêuticas e de geração de renda

“O mês de maio é marcado pela mudança no modelo de atenção às pessoas com sofrimentos psíquicos, que antes, eram institucionalizadas. O cuidado no território estabelecido desde então, favorece o atendimento, os vínculos e o cuidado integral do paciente”, argumenta o coordenador, lembrando que Jundiaí, desde o ano passado, conta com duas Residências Terapêuticas com o atendimento de 20 pessoas de Jundiaí que estavam institucionalizadas, algumas há mais de 30 anos. O atendimento no Município é multidisciplinar e integral, contando, inclusive, com oficinas terapêuticas e de geração de renda.

O cronograma de atividades ainda conta com a realização do V Fórum da Luta Antimanicomial, no Complexo Fepasa, no dia 10, das 08h às 17h; apresentação do Espetáculo teatral “Colônia”, no SESC Jundiaí, no dia 15, às 20h. Já no dia 23, às 19h, também no SESC Jundiaí, será realizada Roda de Conversa com Daniela Arbes, autora do livro Holocausto Brasileiro.

Outras atividades regionalizadas estão agendadas para a realização em São Paulo (Marcha da Luta Antimanicomial, na Assembleia Legislativa de São Paulo, no dia 17, das 13h às 17h) e em Campinas (InterCAPs, no Parque Taquaral, dia 24, das 8h às 17h).

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/30/jundiai-realiza-eventos-pelo-mes-da-luta-antimanicomial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original