Maio Amarelo tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”

Publicada em 30/04/2019 às 12:15

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), dá início nesta quinta-feira (02) à campanha Maio Amarelo, que este ano tem como tema “No trânsito, o sentido é a vida”.  O objetivo é criar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil a fim de colocar em pauta a discussão sobre a segurança viária para, desta forma, promover a redução do número de mortes no trânsito da cidade.

A cerimônia de abertura será no Paço Municipal, às 9h, com participação da Escola Divino Salvador, que montará um estande com exposição de um projeto de educação para o trânsito. Os laços que simbolizam o movimento serão entregues aos servidores e munícipes que passarem pelo local. “Somente no primeiro trimestre deste ano, 16 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Jundiaí considerando rodovias e vias municipais. É um número elevado e, por isso, a conscientização é importante”, destaca o gestor Silvestre Ribeiro.

Pessoas com camiseta amarela distribuem laços para pedestres, com o mascote Farolito atrás

Entrega de laços amarelos visa conscientizar a população sobre comportamento no trânsito

Como nos outros anos, também serão fixadas faixas de orientação nas principais avenidas da cidade. A Praça Conceição Aparecida (Praça das Noivas) será iluminada na cor amarela na primeira semana do mês. Outra atração são os mascotes Farolito (semáforo) e Faixolita (faixa de pedestres), que simbolizam a sinalização de segurança. “Ao longo de todo o mês, serão realizadas palestras em empresas e escolas com o intuito de conscientizar as pessoas de que um trânsito seguro”, acrescenta o diretor de Trânsito, Wlamir Lopes da Costa.

O Movimento Maio Amarelo visa promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito, qualquer que seja o modo. A escolha do laço amarelo tem como intenção chamar a atenção da sociedade para tratar os acidentes de trânsito como uma epidemia e, desta forma, estimular motoristas e passageiros a adotar um comportamento mais seguro e responsável para preservar vidas.

Empresas interessadas em serem parceiras do Maio Amarelo podem entrar em contato com a Divisão de Educação para o Trânsito e solicitar materiais de divulgação para entregar aos colaboradores. Mais informações pelo telefone (11) 4583-3306.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/30/maio-amarelo-tem-como-tema-no-transito-o-sentido-e-a-vida/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original