Caminhada e intervenções artísticas abrem o Mês da Luta Antimanicomial

Publicada em 03/05/2019 às 18:01

Roda de samba, intervenções artísticas e até um divertido consultório montado na Praça Governador Pedro de Toledo marcaram, nesta sexta (3), o início dos eventos que serão realizados em maio para celebrar o mês da Luta Antimanicomial. “Nosso principal objetivo é diminuir o estigma associado à doença mental e mostrar que é possível integrar o paciente à sociedade”, afirma Alexandre Moreno Sandri, coordenador de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), responsável pela programação.

Karina e Leonice são usuárias do CAPS e marcaram presença

O atendimento na área de saúde mental em Jundiaí é realizado pela Rede de  Atenção Psicossocial, que inclui Centros de Atendimento (CAPs) para adultos e jovens, dez leitos de internação no Hospital São Vicente de Paulo e duas Residências Terapêuticas, abertas em 2018. Além de multidisciplinar, o atendimento no município conta com oficinas de geração de renda – Cozinha Tradicional e Gerando Arte – responsáveis, respectivamente, pelos doces e materiais de papelaria à venda no evento desta sexta.

Uma das participantes da oficina Cozinha Tradicional é Leonice Soares, atendida semanalmente no CAPs III. Hoje com 72 anos, ela conta que sua primeira internação ocorreu quando ela tinha apenas 16, e o tratamento então era muito diferente. “Eu levava choques elétricos e tomava uma quantidade enorme de medicação. O atendimento que recebo hoje não tem comparação. Nós somos respeitados, convivemos com a família; somos cidadãos”, afirmou. Karina Lucas de Campos, de 29 anos, atendida no CAPS II, concorda. “Com o atendimento, diminuí a quantidade de medicação e levo uma vida normal”.

Os eventos na praça contaram com a participação dos pacientes, funcionários da rede de atendimento e da população, que pôde conhecer as atividades desenvolvidas pelo município e também se divertir com as intervenções artísticas e até com um “consultório” de atendimento, onde os terapeutas eram palhaços da Cia. Mamulengos, de Jundiaí. A programação prossegue no próximo dia 10, com o V Fórum da Luta Antimanicomial, no Complexo Fepasa, das 8h às 17h; apresentação do Espetáculo teatral “Colônia”, no Sesc Jundiaí, no dia 15, às 20h; e no dia 23, às 19h, também no Sesc Jundiaí, será realizada Roda de Conversa com Daniela Arbex, autora do livro Holocausto Brasileiro, que retrata a história do Hospital Colônia de Barbacena.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/03/caminhada-e-intervencoes-artisticas-abrem-o-mes-da-luta-antimanicomial/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original