Alunos do Fazenda Grande recebem atividades de programa da Guarda Municipal

Publicada em 07/05/2019 às 18:12

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professor Nassib Cury, no bairro Fazenda Grande, receberam a visita dos representantes do programa Educação para Não Violência (Educavi) – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Gepad), um trabalho da Guarda Municipal de Jundiaí que já é referência junto a crianças, jovens e adultos na formação de agentes multiplicadores dos conhecimentos adquiridos junto aos agentes de segurança pública municipal. A série de encontros foi realizada nos primeiros dias de maio.

Os alunos puderam participar das atividades desenvolvidas pelo programa

Os encontros do programa são compostos por palestras e dinâmicas, realizadas geralmente em escolas, empresas, igrejas e outras instituições, e trata, na presença de guardas municipais e de modo descontraído, assuntos como relacionados ao universo infantil, como bullying, drogas, a importância da preservação ao meio ambiente, o amor aos animais, a solidariedade, a importância da não violência para a convivência pacífica entre os coleguinhas, os vizinhos e a convivência familiar.

Os alunos dos quintos anos dos períodos da manhã e da tarde trataram também de cidadania durante o desenvolvimento do projeto escolar “Eu, Você e Tudo que Existe”, conduzido também durante os quatro encontros com os guardas municipais, com direito à dinâmica do espelho, um dos pontos altos, para reconhecimento das qualidades e importância dos cidadãos.

Para a diretora da Emeb, Débora Ribeiro, os momentos do encontro ficarão gravados na memória. “A presença dos pais foi fundamental para o sucesso da proposta. O projeto é conduzido muito bem pelos guardas municipais e apresentação do Canil, com o cão de trabalho Black, animou demais as crianças e os adultos presentes, principalmente os pais. A participação musical das crianças e todos os envolvidos para o sucesso da proposta são a razão da nossa gratidão. Se quisermos a paz, precisamos dizer não à violência”,

A homenagem dos alunos e professores fez valer a rotina diária intensa dos GMs Amanda e Barros, que reforçaram o compromisso do programa Educavi/Gepad. “Nossas crianças são sementes, precisam crescer. Mas para que isso aconteça de maneira saudável e correta, são necessários limites, respeito a si mesmo e ao próximo. A semente da paz foi plantada e agora está nas mãos dessas crianças.”

O cão de trabalho Black deu um show de adestramento e obediência, exemplo do trabalho realizado pelo Canil

Participação e capacitação
A dona de casa Maria Paula Chiquino Alves é mãe da Victória, aluna do 5º B, e considera muito importantes a proposta do trabalho e o vínculo de amizade criado entre as crianças e os guardas municipais. “Eles são maravilhosos, um trabalho que chega na hora certa para fortalecer ainda mais o empenho e a dedicação dos profissionais desta escola. São verdadeiros anjos da guarda.”

As atividades tiveram também a participação dos GMs Dresseneti e Cardoso, de Campo Limpo Paulista, e acompanham o trabalho realizado pela equipe Educavi desde o início do ano letivo. “Temos o objetivo de implantar o programa em nossa cidade para atender as necessidades da população. A nossa Corporação é ainda bem jovem, tem apenas cinco anos de criação. Por isso, buscamos o conhecimento e cooperação técnica com a GM de Jundiaí por se tratar de uma importante referência no Estado”, destacou o GM Cardoso.

Assessoria de Imprensa GMJ
Fotos: Fotógrafos GMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/07/alunos-do-fazenda-grande-recebe-atividades-de-programa-da-guarda-municipal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original