Zoonoses mantém atividades de bloqueio de arboviroses
Publicada em 10/05/2019 às 18:29A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), mantém os trabalhos de bloqueio contra dengue e demais arboviroses. Com ações de investigação epidemiológica, orientação para eliminação de criadouros e busca ativa, as equipes de técnicos e de agentes comunitários de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), trabalham diariamente para a orientação da população sobre os cuidados necessários para a eliminação dos criadouros de mosquitos Aedes aegypti, transmissores da dengue e das demais arboviroses.
De acordo com a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro, o trabalho de orientação à população é constante e feita, nesta fase epidemiológica, com base nas notificações de casos suspeitos. “A eliminação dos criadouros é fundamental para evitar a proliferação da dengue e das demais arboviroses. A atividade das equipes é diária, no entanto, ainda localizamos muitos criadouros no interior dos quintais. Fazer uma avaliação e eliminar qualquer recipiente que possa acumular água é fundamental para o controle da dengue e demais arboviroses”, salienta.
De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica (VE), até o dia 10 de maio, foram registradas 2.981 notificações, com 1.433 casos confirmados de dengue (sendo 1.352 autóctones, 76 importados e 5 indeterminados). Outros 356 aguardam resultados. Os bairros com maior registro de casos positivos são: São Camilo (358), Novo Horizonte (279) e Ponte São João (78).
A orientação das equipes de saúde é para que as pessoas que estejam com febre, dor no corpo e juntas, dor de cabeça e no fundo dos olhos busquem atendimento médico para o correto diagnóstico.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
14/11/2024
Saúde mental: iniciativas de Jundiaí são apresentadas em congresso brasileiro
-
12/11/2024
Novembro Azul: UBS Maringá leva informação e cuidado para bares do bairro
-
11/11/2024
Dengue e Covid-19: vacinas estão disponíveis nas UBSs e Clínicas da Família
-
11/11/2024
Novembro Azul: campanha reforça a importância do autocuidado masculino
Baixe as fotos desta notícia na resolução original