Contra a dengue, crianças aprendem como eliminar o mosquito Aedes aegypti

Publicada em 13/05/2019 às 18:07

Nesta segunda-feira (13), alunos do 4º ano da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Haydée Dumangin Mojola, da Vila Hortolândia, tiveram uma aula diferente. Com atividade específica sobre a dengue e os cuidados necessários para evitar a proliferação da doença e dos mosquitos transmissores, Aedes aegypti, os pequenos vistoriaram ambientes simulando quintais de casas e distribuíram panfletos de orientação para os pais. O tema vem sendo trabalho em conjunto entre as Unidades de Gestão de Educação (UGE) e de Promoção da Saúde (UGPS), anualmente, com o objetivo de difundir os cuidados necessários para a eliminação dos criadouros da dengue com a família.

Crianças distribuem panfletos contra dengue para os pais

A mãe Raíssa Calegari recebe da filha Sophia panfleto sobre os cuidados contra a dengue

A fiscal mirim contra o mosquito da dengue, Lorena Buosi, 4 anos, já observa as residências dos parentes para orientar sobre os perigos da doença. “Ela comentou que quer ir à casa de uma tia para falar sobre as garrafas que precisam estar com a boca para baixo e as plantas, que não podem ter os pratinhos de aparar água. As informações que as crianças recebem na escola são mais facilmente assimiladas e são multiplicadas na família”, disse a mãe, a vendedora Denise Lopes Buosi.

Para Raíssa Cristina Nantes Pereira Calegari, mãe de uma aluna da escola, o assunto já faz parte do dia a dia das residências. “A Sophia chega em casa comentando sobre a dengue e até quando o assunto é tratado pela televisão ela comenta. As crianças são ótimas multiplicadoras e informações e os grandes fiscais dos pais”, analisa.

A pequena Sophia Nantes Pereira Calegari, 4 anos, disse que está preparada para atuar como fiscal mirim contra a dengue. “Não pode deixar as garrafas abertas para acumular água, nem a caixa d´água destampada. O lixo também precisa ser fechado para que os mosquitos não botem ovos e criem mais mosquitos ainda. As pessoas ficam muito doentes”, explicou.

Crianças em escola municipal observam ciclos dos mosquitos Aedes aegypti em exposição

Atividades lúdicas orientam crianças sobre os riscos dos criadouros da dengue nos quintais das residências

A diretora da unidade escolar, Jussara Nascimento de Oliveira, ressaltou que cada professora trata do tema de forma diferente. “Cada turma recebe o assunto com uma abordagem específica, podendo ser por filme ou atividades em sala de aula, sempre de forma lúdica, para que as crianças absorvam o conhecimento naturalmente. A dengue é uma doença perigosa e o combate é simples”, pontuou.

A UGPS mantém a publicação do Boletim Epidemiológico no site da Prefeitura de Jundiaí para a divulgação dos casos. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, o município registra 1433 casos de dengue, sendo 1352 autóctones, até o dia 10 de maio. A Vila Hortolândia registra 53 casos da doença.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/13/contra-a-dengue-criancas-aprendem-como-eliminar-o-mosquito-aedes-aegypti/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original