Corrida das Crianças será domingo (19), com esporte e inclusão

Publicada em 16/05/2019 às 10:55

A pista de Atletismo do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo (CECE) Dr Nicolino de Luca, o Bolão, receberá, no domingo (19), a partir das 8h, a Corrida das Crianças, realizada pela Prefeitura de Jundiaí e organizada pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL). Além do foco na difusão do esporte para a criança, o evento também marca a inclusão. Dos 500 participantes, vários inscritos são crianças com deficiência. O evento é uma das atividades que a Prefeitura de Jundiaí desenvolve direcionadas para a aplicação das políticas públicas da criança na cidade. Jundiaí é o primeiro Município do Estado a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças e segundo no País, logo após Boa Vista (Roraima).

 Crianças alinhadas posando com a foto com as mãos pra cima

Corrida das Crianças será, domingo (19), a partir das 8h, no Bolão

Vitor Michelotto tem apenas 4 anos e irá participar, pela primeira vez de uma corrida. O garoto, apesar de a gestação ter transcorrido sem qualquer intercorrência, sofreu epóxia antes de nascer – falta de oxigenação no cérebro causada pela aspiração de mecônio -, o que resultou em paralisia cerebral em grau 5. Apesar de não ter a mobilidade comprometida, interage, sorri e se comunica com o olhar. “O Vitor é a minha vida. Desde os oito meses ele está em uma escolinha, por orientação das psicólogas e terapeutas, para a estimulação ao desenvolvimento. Ele adora participar e interagir com as crianças. Conseguimos, a partir de doação, um aparelho para que ele fique em pé, e se movimente com o apoio do corpo de um adulto. É desta forma que ele irá participar da corrida”, conta a mãe, Andreia Fazan, 34 anos.

A iniciativa da mãe em participar da Corrida das Crianças é incentivar a inclusão e a participação de mais crianças com mobilidade reduzida. “Acredito que a corrida será uma atividade muito importante, marcante para todas as crianças que irão participar e para suas famílias, já que mobiliza a sociedade com atividades direcionadas para o bem-estar, qualidade de vida, prática de atividade física e hábitos saudáveis”, comenta.“A Corrida das Crianças é uma atividade pioneira em Jundiaí, elaborada para oportunizar o acesso da criança ao esporte na cidade, de forma equânime, sem restrições sociais, físicas ou intelectuais. É uma corrida para todas as crianças”, ressalta o assessor da UGEL, Felipe Cunha.

Mulher segura criança com suporte corporal

Andrea Fazan é mãe de Vitor Michelotto, que tem paralisia cerebral e irá participar da Corrida das Crianças

Cunha lembra que a Corrida – que seria realizada no dia 14 de abril, mas precisou ser transferida por conta da chuva – teve grande aceitação, e em menos de 24 horas as 500 vagas disponíveis foram preenchidas. “Percebe-se que a população aguardava por uma atividade deste tipo. A adoção de um estilo de vida ativo e saudável desde a infância, repercute diretamente na vida adulta. É importante ressaltar que Jundiaí está em trabalho para o desenvolvimento de políticas públicas da criança na cidade. São ações e programas que propiciam a autonomia da criança na cidade”, detalha. O espaço do Bolão ainda receberá atividades para toda a família.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/16/corrida-das-criancas-sera-domingo-19-com-esporte-e-inclusao/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original