Hospital São Vicente atinge 85% de satisfação entre pacientes

Publicada em 20/05/2019 às 11:55

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), que integra o departamento da Qualidade, realiza diariamente a Pesquisa de Opinião com os pacientes internados na instituição. No mês de abril o índice de satisfação atingiu 85%, o que é considerado muito positivo, de acordo com atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com o Programa Nacional de Avaliação de Serviços de Saúde (PNASS). Participaram da pesquisa 467 pessoas, o que corresponde a 40% do total de internados.

“Na minha opinião o hospital São Vicente não é nota 10, é nota 20!”, diz Cícero José dos Santos, 50 anos, mecânico, que está internado há quatro dias devido a uma dor abdominal. “A equipe médica e de enfermagem deste hospital é muito boa, estou realizando diversos exames para que possa ser dado um diagnóstico para o meu problema. Os médicos me acolhem e dizem que enquanto eu não estiver 100% não vou sair daqui, se preocupam comigo”, relata.

Foto da fachada do hospital

HSVP realiza pesquisa diária com pacientes internados

Santos participou da pesquisa e considera muito relevante que o hospital tenha interesse em ouvir a sociedade. “Quando estamos aqui e temos a oportunidade de avaliar o serviço, nos sentimos valorizados”, afirma.

Outro paciente que também aprova a realização de pesquisa é Alexandre Majioline, 50 anos, professor de educação física. Majioline passou por uma cirurgia de ileostomia e está no HSVP há cinco dias. “Na minha opinião este hospital é um hotel. Sei que sempre está lotado devido a receber pacientes de várias regiões, mas o atendimento é muito humanizado. Sempre que eu preciso, a equipe vem me auxiliar ou passa a cada meia hora para checar se está tudo bem”, destaca ele quanto ao ponto mais relevante em sua avaliação.

Segundo a analista da Qualidade, Paula Ferigato, que coordena a equipe, a pesquisa é realizada pessoalmente. “A pesquisa é opcional e o paciente ou seu familiar não precisa se identificar se não quiser”, explica ela.

A avaliação inclui diversos quesitos, tais como serviços de segurança, recepção, enfermagem, atendimento médico, higiene, nutrição, fisioterapia, psicologia e serviço social. Além disso, também é possível sugerir melhorias.

Ferigato conta que o foco principal é melhorar cada vez mais o serviço oferecido à população. “Com a pesquisa nós conseguimos verificar o que está bom e o que precisa ser modificado e assim tomar atitudes mais assertivas”, comenta. Outro ponto importante da pesquisa é que estimula os colaboradores a desempenhar cada vez melhor seus papeis. “Os funcionários se sentem motivados quando recebem elogios de pacientes e acompanhantes. Isso é importante”, comenta.

Os resultados são inseridos no sistema interno de abastecimento de dados do hospital, utilizado pelas lideranças. Os números são de conhecimento de todos e podem ser solicitados pelos colaboradores que desejam ter acesso a informação.

Assessoria de Imprensa HSVP
Fotos: HSVP


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/20/hospital-sao-vicente-atinge-85-de-satisfacao-entre-pacientes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original