Lacres de alumínio chegam ao Fundo Social para auxiliar na compra de cadeiras de rodas

Publicada em 22/05/2019 às 12:09

O convite para despertar a solidariedade é feito logo na porta principal da Emeb Janet Ferreira Prado, na Vila Nambi, para aqueles que chegam à unidade. A arrecadação de lacres de alumínio mobilizou toda a comunidade escolar, ultrapassando os muros da escola. “Quando a secretaria sugeriu esta iniciativa aos professores, providenciamos bilhetes nas agendas dos alunos e enviamos às famílias. Em pouco tempo, começamos a notar os esforços das crianças e dos pais”, explicou a coordenadora pedagógica, Isabel Fátima Fernandes.

Arrecadação de lacres de alumínio envolveu toda a comunidade escolar

O resultado não poderia ser mais positivo: pouco mais de 15 quilos de lacres de alumínio arrecadados. O pequeno José Carlos Zomignani, de 10 anos, começou a iniciativa em uma festa com os parentes: “Somente eu, trouxe quatro potes de sorvete recheados de lacres. Minha irmã também participou e, juntos, arrecadamos muito”. A doação foi entregue, nesta terça-feira (21), ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), responsável pela interlocução entre a Prefeitura de Jundiaí e o projeto nacional ‘Inclusive Você’, do Instituto Entre Rodas, que, entre outras ações, busca a inclusão social por meio de doação de cadeiras de rodas personalizadas e sob medidas para crianças. “Para nós é uma alegria ver o engajamento das crianças, que são importantes agentes multiplicadores de informação. Isso mostra que a infância é solo fértil para a construção de uma sociedade mais participativa, humana e, principalmente, consciente”, afirmou a diretora do Fundo Social, Francine Picardi.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, a Campanha #NÃOÉMITO reforçou valores sociais importantes e contribuiu em diferentes áreas, sendo trabalhada também nas aulas de Matemática e Ciências, bem como relacionada aos temas ecologia e preservação ambiental. “Ficamos impressionados com os reflexos gerados a partir da separação de um lacre de uma latinha de alumínio. Notamos o interesse dos moradores do bairro e, principalmente, o cuidado com a separação do resíduo”, contou.

Arrecadação
Em fevereiro deste ano, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) e da Unidade de Gestão de Educação (UGE), oficializou, o apoio ao projeto ‘Inclusive Você’, do Instituto Entre Rodas. A iniciativa fez de Jundiaí a primeira cidade do país a firmar a parceria com o Instituto. Atualmente, o programa beneficia crianças com idade entre cinco e 14 anos, integrantes em um cadastro nacional.

“A Emeb Janet Ferreira Prado foi a primeira unidade escolar a direcionar a doação ao Funss. Os interessados em colaborar, também podem entregar os lacres diretamente no Fundo Social de Solidariedade. Nossa unidade fará o repasse ao Instituto, que poderá dar sequências às ações de compra e doação dos equipamentos”, explicou Francine. O Fundo Social de Solidariedade fica dentro do Parque da Uva, com acesso pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Informações pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/22/lacres-de-aluminio-chegam-ao-fundo-social-para-auxiliar-na-compra-de-cadeiras-de-rodas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original