Recorde: Funss entrega 1.124 certificados em formatura

Publicada em 28/05/2019 às 18:52

A Prefeitura de Jundiaí realizou, nesta terça-feira (28), a entrega de 1.124 certificados para os alunos de 69 turmas de cursos de qualificação profissional, promovidos pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss). A cerimônia de formatura realizada no Parque da Uva foi a maior já realizada pelo Funss, que, somente neste ano, já disponibilizou 3.624 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional.

Alunos sentados olhando para mesa onde prefeito faz apresentação

Na maior formatura do Funss, mais de mil certificados foram entregues

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou a vocação da unidade em oferecer oportunidades de transformação de realidade por meio da capacitação e do conhecimento: “Nós acreditamos que o mercado de trabalho está mudando a cada dia e, por isso, é preciso estar preparado. Assim, não medimos esforços para buscar, junto aos parceiros, cursos de qualidade para a população”. Ele também comentou sobre a essência do trabalho, que envolve a confiança e, principalmente, a coragem dos alunos. “Vocês fazem o Fundo Social e dão vida para esta unidade. Nada disso faz sentido sem a coragem de cada um que decidiu sair de casa para aprender, aprimorar conhecimentos e vencer por meio dos estudos”, concluiu.

Foi com vontade de mudar a vida da família que Edson da Cunha Silva, de 43 anos, se inscreveu no curso de Eletricista. Desempregado há oito meses, o operador de máquinas também já se matriculou no curso de Hambúrguer Artesanal e pretende empreender. “Comprei um trailer e, com os conhecimentos adquiridos em elétrica, farei as adaptações necessárias para, ao término do segundo curso, começar a vender meus produtos”.

Quem também faturou foi a Vera Lúcia Amaro de Oliveira, do bairro Retiro. A dona de casa participou do curso de Ovos de Páscoa e aproveitou a data para rechear o orçamento da família. “Adorei aprender a trabalhar com o chocolate. Acreditava que sabia preparar o doce, mas com as técnicas da professora vi que pode ser muito mais fácil e lucrativo”, disse.

A diretora do Fundo Social de Solidariedade, Francine Picardi, representou a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado. “Hoje, o Fundo Social também está presente nos bairros mais afastados da região central. A capacitação chega até o local onde a população está. Este é o nosso objetivo: ampliar o acesso e gerar novas chances de aprendizado para o fortalecimento das famílias”, afirmou.

Quase 70 turmas receberam certificados

Também participaram da formatura, representantes das instituições parceiras do Fundo Social: gestor de Negócios do Sebrae Jundiaí, Tiago Antunes; a coordenadora da Unidade de Formação Inicial e Educação Continuada (Ufiec) do Centro Paula Souza, Clara Maria de Souza Magalhães; a diretora da Escola Técnica Benedito Storani (ETEC Best), Fabiana Lourençon; e o gerente do Senac Jundiaí, Mauro de Nardi Costa.

Avanços
De janeiro até maio de 2019, o Fundo Social de Solidariedade já disponibilizou 3.624 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional. Ao todo, mais de 3.100 pessoas receberam certificados e estão prontas para o mercado de trabalho.

Os números mostram a crescente nos serviços oferecidos à população. Em 2018, o Fundo Social disponibilizou mais de 5 mil vagas gratuitas. Já em 2017, foram disponibilizou 2.106. Em 2016, 2015 e 2014, o Funss ofereceu 705, 770 e 945 vagas, respectivamente.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/05/28/recorde-funss-entrega-1-124-certificados-em-formatura/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original