Vacinação contra a gripe é prorrogada em Jundiaí
Publicada em 28/05/2019 às 18:14A campanha de vacinação contra gripe em Jundiaí, que teve início no dia 10 de abril, foi prorrogada. Inicialmente prevista para terminar no dia 31 de maio, a campanha prossegue agora enquanto durarem os estoques da vacina. Em Jundiaí, a dose é disponibilizada em todas as Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínica da Família, durante o horário de atendimento de cada serviço.
“A vacina continuará disponível enquanto houver estoque. Até o momento não há previsão de ampliar a vacinação para outros grupos; estamos aguardando orientações do Ministério da Saúde”, afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Maria do Carmo Possidente.

Vacinação prossegue enquanto durarem os estoques da vacina: crianças e gestantes apresentaram baixa adesão
Até o dia 22 de maio, apenas a meta de puérperas havia sido atingida, com 750 doses de vacina tendo sido aplicadas, das 700 previstas inicialmente. Todos os outros públicos tinham índices abaixo do previsto. Entre crianças, a cobertura vacinal era de 64%; gestantes, 58%; trabalhadores em saúde, 56,7% e idosos, 79,6%. Segundo a VE, são estimados como público-alvo 26 mil crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, 4 mil gestantes, 700 puérperas, 50 mil idosos, 13 mil profissionais da saúde e 3,9 mil professores.
A enfermeira da VE reforçou a necessidade da vacinação como medida mais eficaz na prevenção da doença, que pode evoluir para a síndrome respiratória aguda grave, levando à morte. “Os grupos prioritários para a vacinação, determinados pelo Ministério da Saúde, apresentam maior risco de evoluir com complicações e para forma grave da doença. Ressaltamos de modo especial as crianças e gestantes, que apresentam baixa adesão à vacinação”, ressaltou Maria do Carmo.
A meta da vacinação é alcançar 90% do público-alvo, formado por crianças entre 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, idosos, doentes crônicos, professores e profissionais da saúde. É indicado que a população leve a carteira vacinal para o registro. “A antecipação da vacina, antes de os dias mais frios chegarem, é uma oportunidade para a prevenção dos públicos mais susceptíveis aos vírus”, argumenta a enfermeira. A dose disponibilizada é trivalente, ou seja, protege contra os vírus H1N1, Tipo A e Tipo B.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
- 
				 31/10/2025 
				
					 Parceria entre Prefeitura de Jundiaí e Hospital A.C. Camargo avança para aprimorar a rede oncológica do município Parceria entre Prefeitura de Jundiaí e Hospital A.C. Camargo avança para aprimorar a rede oncológica do município
- 
				 31/10/2025 
				
					 Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo Fundo Social entrega kits do projeto ‘Colo de Mãe’ para gestantes da UBS São Camilo
- 
				 30/10/2025 
				
					 Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro Jundiaí realiza primeiro procedimento de congelamento do câncer de mama em estudo clínico pioneiro
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original
