Cras: a porta de entrada para a assistência social
Publicada em 04/06/2019 às 12:17Conforme estipulado por Política Nacional, o serviço socioassistencial tem sempre como porta de entrada os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que no Município totalizam em seis unidades em seus territórios de ação e são vinculados à Unidade de Gestão de assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Claudia aproveitou a visita ao Cras para atualizar seu Cadastro Único e verificar opções de cursos e oficinas
De acordo com a tipificação do serviço socioassistencial, todo cidadão em situação de vulnerabilidade social, seja ela da ordem econômica ou de casos de violência ou de violação de direitos, por exemplo, deve procurar o Cras para orientação quanto ao procedimento a ser adotado.
Para a gestora da UGADS, Nádia Taffarello Soares, os Cras funcionam para a Assistência Social da mesma forma como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) atendem à Saúde. “Os técnicos dos Cras estão preparados para acolher, orientar e encaminhar o munícipe ao serviço que compete ao caso, tais como: encaminhamento ao Cadastro Único para a obtenção de benefícios de transferência de renda, avaliação para o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inclusão no Serviço de Atenção Integral à Família (PAIF), ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ao Centro Dia do Idoso (CDI) e também ao Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) para os casos de violação de direitos, por exemplo”.
Entre as ofertas de cada Cras, encontram-se também oficinas e cursos gratuitos, como reuniões da rede de socialização, atividades de promoção à saúde em parceria com as UBSs, rodas de leitura e contação de histórias, além de encontros sobre empregabilidades. Além dessas atividades, o serviço do Cadastro Único também é oferecido nas unidades, além de cursos profissionalizantes viabilizados pelo Fundo Social de Solidariedade (Funss).
A Cláudia Silva é moradora do Jardim São Camilo e esteve no Cras nessa segunda-feira (03) para realizar a atualização do Cadastro Único. “Acho muito importantes o atendimento descentralizado e a diversidade de serviços aqui oferecidos. Meu filho mais velho já fez diversos cursos, entre eles o PEC Capacitando, voltado à inserção no mercado de trabalho. Vou aproveitar a visita de hoje para ver quais as oficinas que meu filho do meio, de 14 anos, poderá fazer no contraturno escolar”, explica, acompanhada do filho mais novo, o Arthur, de quase três anos, que aproveita para se divertir na brinquedoteca do equipamento.
Para se informar, basta localizar o Cras referente ao território em que se encontra o domicílio e entrar em contato pelos telefones abaixo:
- Cras Central
Rua Zacarias de Góes, 516, Centro – telefones: (11) 4522-1033 / 4581-7955
- Cras Santa Gertrudes
Rua Padre Norberto Mojola, 40, Jardim Santa Gertrudes – telefone (11) 4537-2981
- Cras São Camilo
Rua Rio de Janeiro, 808, Jardim Tarumã – telefone: (11) 4526-8609
- Cras Jardim Novo Horizonte
Avenida Profª. Danielle Lourençon, 561, Jardim Novo Horizonte – telefone: (11) 4817-3998
- Cras Jardim Tamoio
Rua Manoel Almeida Curado, 137, Jardim Tamoio – telefone: (11) 4527-3900
- Cras Vista Alegre
Rua Cabo Edivaldo Quirino Santana, 110, Vista Alegre – telefone: (11) 4815-3662
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
- 
				 28/10/2025 
				
					 Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas Políticas públicas de Jundiaí voltadas à Infância inspiram quatro municípios paulistas
- 
				 16/10/2025 
				
					 Entre poesias, memórias e afetos: Grupo FormIDOSO celebra dois anos de encontros semanais no CRAS Central Entre poesias, memórias e afetos: Grupo FormIDOSO celebra dois anos de encontros semanais no CRAS Central
- 
				 16/08/2025 
				
					 Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí Casa Sol completa quase duas décadas como referência na proteção de mulheres vítimas de violência em Jundiaí
- 
				 28/07/2025 
				
					 Festa julina reúne mais de 200 idosos no CCI do Complexo Argos Festa julina reúne mais de 200 idosos no CCI do Complexo Argos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original



