Em seis meses, Funss oferece mais de 4.700 vagas gratuitas para cursos

Publicada em 10/06/2019 às 17:07

Com vocação voltada à qualificação profissional, o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) já disponibilizou, de janeiro até o mês de junho, 4.726 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, workshops e oficinas. Em 2018, durante todo o ano, foram ofertadas 5 mil oportunidades.

O mês com maior quantidade de capacitações foi abril, com 40 cursos oferecidos. Até o momento, junho conta com 37 módulos. De acordo com a presidente do Fundo Social, Vanessa Machado, a iniciativa é possível graças aos esforços da Administração e às parcerias estabelecidas com instituições de ensino renomadas, que viabilizam os módulos sem gerar gastos aos cofres públicos. “Além de gratuitos à população, os cursos também não impactam no orçamento da Prefeitura, uma vez que são realizados por meio de convênios”, explicou.

Wilians Rodrigues Poiatti, de 42 anos, morador no bairro Ponte São João, aproveitou a oportunidade oferecida pelo Fundo Social e garantiu uma vaga no curso de Salgadeiro. Desempregado desde 2014, o engenheiro elétrico sonha, hoje, em abrir uma confeitaria com a esposa. “Ela já fez alguns cursos no Funss e, por isso, conheci o trabalho da unidade. Estou muito feliz porque, certamente, não teria capital para recomeçar e custear um módulo como este”.

Dois alunos e professora com aventais fazem preparo de massa

Wilians: curso é oportunidade de recomeçar

Já a Débora Krum Roda, de 45 anos, soube da oportunidade de se qualificar, gratuitamente, por meio de uma vizinha, que tomou conhecimento pelas redes sociais. De olho na possibilidade de abrir o próprio negócio, está satisfeita com os aprendizados já obtidos. “Acreditava que conhecia tudo sobre higienização de alimentos, por exemplo. Mas, na verdade, sabia alguns macetes de cozinha. Com as técnicas aprendidas, aqui, garanto segurança alimentar, sabores diferentes e zero desperdício de insumos”, explicou.

Além dos cursos oferecidos na sede do Fundo Social de Solidariedade, dentro do Parque da Uva, no bairro Anhangabaú, o Funss também realiza capacitações descentralizadas, em locais mais afastados da região central. De janeiro até maio, 651 vagas gratuitas foram descentralizadas e disponibilizadas à população.

Elisângela Moraes Faria, de 33 anos, está matriculada no workshop de Automaquiagem, no bairro Jardim Santa Gertrudes. “Adorei a oportunidade porque estou perto de casa, perto da escola dos meus filhos e, praticamente, não mudou a minha rotina de dona de casa”, disse. Já Sue Ellen Belalba, de 27 anos, procurou a capacitação para cuidar da autoestima: “Vejo as mulheres maquiadas e me encanto, porém, não tinha coragem de arriscar passar além de um batom. Hoje, já me sinto confortável em descobrir mais sobre os produtos e como utilizá-los de maneira a realçar os meus traços”.

Gabriela Oliveira, de 16 anos, se inscreveu com o objetivo de economizar o orçamento da família. “Gosto das minhas unhas bem cuidadas, mas mantê-las com a ajuda de uma profissional custa caro. Quero aprender para conseguir fazer sozinha, em casa”, contou.

Além do Santa Gertrudes, também já foram contemplados bairros como Morada das Vinhas, Vista Alegre, Vila Esperança, Jardim Novo Horizonte, Jardim das Tulipas, Almerinda Chaves, Traviú, entre outros. “A descentralização atende a um compromisso do Governo em levar o conhecimento e a capacitação profissional onde a população se encontra. Por isso, não medimos esforços para programá-los, de acordo com a necessidade de cada local”, concluiu a diretora do Funss, Francine Picardi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/10/em-seis-meses-funss-oferece-mais-de-4-700-vagas-gratuitas-para-cursos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original