Palestras nas Unidades Básicas de Saúde reforçam importância da prevenção na saúde bucal

Publicada em 11/06/2019 às 18:30

Muita gente só procura o dentista quando o dente começa a doer: essa é uma realidade que as Unidades Básicas de Saúde de Jundiaí estão tentando mudar, com palestras que reforçam a importância da prevenção. Na manhã desta terça-feira (11), um grupo com cerca de 20 pacientes da UBS Vila Marlene assistiu a uma palestra da dentista Jussara Vidal, que explicou, com imagens e maquetes, como deve ser feita a escovação e o cuidado com os dentes. O trabalho já é realizado em todas as UBSs e foca na conscientização. “Muita gente realiza periodicamente seus exames preventivos com o médico, mas não estende essa preocupação à saúde bucal. Como resultado, só procura o dentista quando o problema já está avançado, e aí o dano é maior e o tratamento, mais difícil”, afirma a dra. Jussara. “Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde bucal, que se reflete na saúde como um todo”.

Mãe e filho olham para o horizonte

Renata assistiu à palestra com o filho: esforço para reforçar a conscientização em casa

Mesmo dentro de casa essa conscientização é difícil, como conta Renata Lionor da Silva, que assistiu à palestra acompanhada de três de seus quatro filhos. “Eu já disse a eles: quem não for à palestra vai ficar com dor de dente”, afirmou. “A gente insiste nos cuidados, mas é difícil eles escutarem”.

Na palestra, que é ministrada a todos os pacientes da UBS antes que o tratamento odontológico seja iniciado, são apresentados cuidados básicos de saúde bucal e reforçados alguns pontos junto a públicos específicos, como pais de crianças pequenas e pessoas que usam próteses dentárias. “Lembramos também a importância de que as pessoas fiquem atentas a lesões na boca que não cicatrizam: elas podem ser indício de câncer. Antes esse tipo de lesão era mais comum na população idosa, mas recentemente tem aparecido entre os jovens, graças ao consumo de álcool, narguilés e piercings”, alerta a dra. Jussara.

Luciane Yurika Koga, assessora técnica de saúde bucal da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), explica que esse trabalho de conscientização também é realizado nas escolas da rede municipal de ensino. “A saúde bucal não começa na cadeira do dentista. Muitos problemas podem ser evitados com a prevenção”, diz. A UBS da Vila Marlene realiza 14 atendimentos odontológicos por dia, fora as urgências.

Pessoas sentadas assistem à enfermeira falar, em pé

Palestra é ministrada a todos os pacientes da UBS antes que o tratamento odontológico seja iniciado

Ampliação do atendimento
A UGPS está ampliando a oferta odontológica para a cobertura completa da rede de atenção básica. Essa ampliação também engloba a universalização do atendimento, ou seja, para todas as idades. Em comparação com o 1º quadrimestre de 2018, quando a cidade ainda não contava com as salas odontológicas da Nova UBSs Maringá, Unidade de Apoio Corrupira e a ampliação do atendimento com a inauguração da Clínica da Família, os primeiros quatro meses de 2019 acrescentaram 12% no número de atendimentos odontológicos agendados para a população, de forma universalizada para todas as idades pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS). Nos próximos meses, outros investimentos na Atenção Básica estão previstos com a implantação de mais Novas UBSs em diversos bairros, ampliando a oferta de atendimento à população.

De acordo com o gestor da UGPS, Tiago Texera, com as salas adicionais entregues no segundo semestre de 2018 foi possível ampliar o número de atendimentos de 5,6 mil para 6,3 mil. “Com as próximas entregas o atendimento crescerá ainda mais. Nessa contabilidade não estão somados os atendimentos de urgência (4,5 mil) ou os atendimentos especializados odontológicos, que tiveram acréscimo de 3,5%, chegando a 2,8 mil consultas especializadas”, comenta o gestor.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/11/palestras-nas-unidades-basicas-de-saude-reforcam-importancia-da-prevencao-na-saude-bucal/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original