Comitiva do governo da Etiópia conhece ações de Jundiaí para a infância

Publicada em 12/06/2019 às 17:38

Jundiaí recebeu nesta quarta-feira (12) a visita de uma comitiva do governo da Etiópia para tomar conhecimento de ações voltadas à infância, como a implantação do programa federal Criança Feliz e todas as ações que se enquadram no conceito do programa municipal Cidade das Crianças. A escolha por Jundiaí foi motivada pelos avanços dos programas no Município, com indicação do Ministério da Cidadania e da Fundação holandesa Bernard van Leer, cujos membros também acompanharam a visita.

Sala de Situação do Paço, com representantes da comitiva, gestores e prefeito

Luiz Fernando apresentou à comitiva os programas relativos à infância e a equipe da Prefeitura responsável

No encontro, iniciado no Paço Municipal, os quinze visitantes compartilharam experiências sobre a realidade de seu país e assistiram a apresentações sobre o Município, tomando conhecimento de ações e programas como o Escola Inovadora, a Praça que Acolhe, as Ruas de Brincar, o Domingo no Parque e o Banco de Alimentos municipal, e da adesão do Município à Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças.

O prefeito Luiz Fernando Machado explicou os programas de governo aos convidados. “A cidade que é boa para as crianças é boa para todo mundo. Pudemos potencializar as ações voltadas para a infância usando de criatividade, ação intersetorial e priorização de recursos. Aplicamos o maior orçamento da história de Jundiaí em Educação e somos o Município com mais de 300 mil habitantes que mais investe em Saúde. Os reflexos disso são, para citar poucos exemplos, já termos superado no ano passado a meta de 2021 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e termos obtido a menor Taxa de Mortalidade Infantil da história de Jundiaí, uma redução de 31,46% em relação ao ano passado”.

Para a gestora da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Nádia Taffarello Soares, ressaltou o trabalho por plataformas de governo. “A infância em Jundiaí recebe as atenções de diversas Unidades de Gestão, que trabalham de modo intersetorial. Um exemplo disso é o nosso Banco de Alimentos, que envolve os agentes da UGADS, Promoção da Saúde e da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas). Diferente de outras Prefeituras que também têm o Banco, que destinam as arrecadações a entidades do terceiro setor, em Jundiaí o público-alvo são a população em vulnerabilidade social, principalmente os visitados pelo Criança Feliz e beneficiários do Bolsa Família”.

Quatro mulheres interagem com menina, com brinquedo feito de papel, com menino entretido sobre a mesa com tubos de tinta

No Sorocabana, a ministra etíope acompanhou a visita do Criança Feliz na casa da Ivonice Lima, mãe da Alice e tia do Pietro

A ministra da Saúde etíope, Lia Tadesse, acompanhada de autoridades do Executivo e Legislativo do país e de autoridades da capital, Adis Abeba, elogiou as boas-vindas e a realidade do Município. “Viemos a Jundiaí pois aqui despontam as ações para a Infância e porque aqui já foram atingidos níveis de Educação pública, uso do espaço público, redução da mortalidade e índices de nutrição que desejamos para nosso país.”

Como o programa Criança Feliz prevê as visitações domiciliares para acompanhar o crescimento físico, motor e cognitivo de crianças em situação de vulnerabilidade social, após o compromisso no Paço, a comitiva acompanhou visitações no Jardim Sorocabana, Vila Marlene e Morada das Vinhas. A fim de conhecer o programa Escola Inovadora, os visitantes também conheceram a Emeb Owen Zilio, no Jardim Martins, uma das 14 já revitalizadas segundo o conceito.

A visita foi acompanhada por gestores das Unidades de Gestão da Prefeitura envolvidos nos trabalhos pela infância no Município: de Educação, Vastí Ferrari Marques; de Cultura, Marcelo Peroni; de Promoção da Saúde, Tiago Texera; de Esporte e Lazer, Luiz Trientini; além de representantes do governo estadual, da Fundação Bernard Van Leer e da entidade Big Win Philanthropy, e dos visitadores do Criança Feliz no Município.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/12/comitiva-do-governo-da-etiopia-conhece-acoes-de-jundiai-para-a-infancia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original