Jundiaí estreita relações com a China
Publicada em 13/06/2019 às 13:11Nesta quinta-feira (13), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com a cônsul geral da China em São Paulo, Chen Peijie, em um encontro que teve como objetivo principal uma aproximação com o país asiático a fim de fomentar o desenvolvimento de Jundiaí por meio de parcerias comerciais, educacionais e tecnológicas. “Admiramos a China por sua força de trabalho, capacidade de empreender e por ser uma potência no que diz respeito à inovação. Por isso, é de nosso total interesse essa aproximação”, destacou o chefe do Executivo. A cônsul estava acompanhada de membros de sua equipe e de representantes da Câmara Brasil China de Desenvolvimento Econômico (CBCDE).
A cônsul, por sua vez, afirmou que a China tem total interesse em participar do processo de inovação do Município e do País. “O Brasil tem um grande potencial e eu tenho certeza de que a inovação terá um papel importante em seu crescimento. A partir deste encontro vão surgir medidas práticas que trarão resultados positivos para os dois lados no campo da ciência, educação e tecnologia”, disse Chen.
Após a reunião no gabinete, o prefeito e a comitiva se dirigiram ao auditório do Paço Municipal, onde conversaram com um grupo de empresários jundiaienses sobre oportunidades de negócios para quem pretende exportar seus produtos à China. “Temos na cidade empresas bem estabelecidas e com produtos de qualidade. Sabemos da importância dos empresários no desenvolvimento de Jundiaí e, por isso, fomentar a exportação é uma prioridade em nossa gestão”, disse Luiz Fernando.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, lembrou que Jundiaí está preparada para receber investimentos chineses. “A cidade oferece uma excelente infraestrutura em todos os aspectos. Além da localização estratégica, nos destacamos também pela excelente qualidade de vida e gestão pró-business. Estamos de portas abertas para receber as empresas chinesas”, afirmou. Durante o encontro, ficou decidido também que a Prefeitura e o consulado estudarão a possibilidade de oferecer o ensino de mandarim no Centro Municipal de Línguas Antônio Houaiss.
O “China Day” integra o projeto “Exporta Mais Jundiaí”, coordenado pela Assessoria de Cooperação Internacional. O assessor Carmelo Paoletti Neto destacou o “apetite comercial” do gigante asiático. “Os chineses pretendem importar mais de US$ 30 trilhões em bens e outros US$ 10 trilhões em serviços nos próximos 15 anos, ou seja, há muitas oportunidades para o empresariado local e nós queremos apoiá-los a conquistar parte desse mercado”, ressaltou.
Também participaram do evento os gestores Messias Mercadante de Castro (Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) e Gustavo Maryssael (Casa Civil).
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
23/06/2025
Microcrédito que transforma histórias: Banco do Povo celebra 25 anos em Jundiaí com histórias de sucesso e inspiração
-
16/06/2025
Com foco em inovação, Jundiaí apresenta proposta de Parque Tecnológico durante reunião no Ciesp
-
16/06/2025
Feira do Empreendedor de Jundiaí abre inscrições para a 7ª edição em 2025
-
15/06/2025
Jundiaí recebe encontro estratégico do PEIEX e reforça apoio à internacionalização de empresas locais
Baixe as fotos desta notícia na resolução original