Saúde de Jundiaí amplia em 21% oferta de exames de diagnóstico

Publicada em 13/06/2019 às 13:15

O primeiro quadrimestre de 2019 tem saldo positivo para a Saúde da Prefeitura de Jundiaí. A cidade registra aumento de 21% no número de procedimentos diagnósticos (raio-x, análises laboratoriais, ultrassons entre outros) ofertados para a população em relação ao mesmo período do ano passado. Nos primeiros quatro meses deste ano foram ofertados 620.899 exames contra 509.209 no ano anterior. O quantitativo adicional é resultado da inclusão dos procedimentos realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vetor Oeste, que passou a integrar a rede em dezembro de 2018. Somente o equipamento ampliou em 33% o número de ultrassons para a rede e em 50% a quantidade de raio-X.

“A Saúde, juntamente com a Educação, são as pastas com maior orçamento que temos em Jundiaí, justamente pela importância de cada uma. Juntas representam mais de R$ 1 bilhão do Orçamento de Jundiaí. A ampliação na oferta de exames diagnósticos vem sendo feita desde o início da gestão, para dar vazão à necessidade da população, que ampliou a demanda da rede pública após as crises enfrentadas pelos País. Com planejamento e investimentos decisivos estamos conseguindo ampliar o atendimento e qualificar a rede com a Clínica da Família, as Novas UBSs e os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’. Ainda temos muito a avançar com as entregas das unidades Novas UBSs do Jardim do Lago, Jundiaí Mirim e Traviú, que já estão em obras, além de outras, que serão iniciadas”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

Dona Vânia Possani da Cunha passou pela Clínica da Família e em três dias realizou o raio-x das mãos, pela suspeita de artrose

De acordo o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, as grandes alavancas para o percentual foram os exames de raio-X, ultrassonografia e análises laboratoriais, outros como tomografia, endoscopia e citopatologia também colaboraram para o saldo positivo em 21%. “Adequar a oferta para a necessidade da rede é o desafio das administrações. Jundiaí tem conseguido a partir de investimentos que refletem em toda a cidade. A UPA Vetor Oeste oferta exames para aquela região, facilitando o acesso da população, para a realização dos procedimentos próximos da residência. No entanto, a cidade inteira ganha, já que as vagas dos equipamentos da região Central abastecem os demais bairros, acelerando o atendimento. A meta é atender em no máximo 90 dias as solicitações eletivas, já que as demandas priorizadas são atendidas rapidamente”, detalha.

Belarmina Leite de Sousa, 52 anos, morava em Barueri até 6 anos atrás. Mudou-se para Jundiaí por conta do emprego do marido, que trabalha em uma multinacional, localizada no FazGran. “Eu só tenho a agradecer o atendimento que tenho na rede de saúde de Jundiaí. O que recebo aqui, nunca tive em Barueri. Sou hipertensa, tenho diabetes e problemas com a tireoide. Recebo as medicações pela UBS Sarapiranga, já que moro do Medeiros. Passei por consulta no começo do mês de maio e já estou com quase todos os exames feitos. Em 20 dias agendei e realizei a ultrassonografia que precisava”, conta.

Vânia Possani da Cunha, 58 anos, é usuária da Clínica da Família e moradora no Novo Horizonte. “Eu uso o sistema de saúde há muito tempo. Percebi uma melhora muito grande no tempo para a realização dos exames. Antes, precisávamos ir até a cidade para fazer. Agora, além de ser perto de casa, é rápido”, garante a dona de casa, que passou por consulta médica no início da semana e em três dias realizava raio-x para identificar a suspeita de artrose nas mãos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/13/saude-de-jundiai-amplia-em-21-oferta-de-exames-de-diagnostico/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original