Nova UBS Maringá realiza oficina de suculentas

Publicada em 14/06/2019 às 17:54

As suculentas – plantas que têm folhas “gordinhas” para armazenar água, como os cactos – foram tema de uma oficina gratuita realizada pela Nova UBS Maringá  nesta semana. Os participantes receberam vasinhos, terra e mudas para fazerem o plantio, orientado por Maria Imaculada Ferreira da Rosa, proprietária de uma flora em Várzea Paulista. “Cuidar de plantas faz bem à saúde. Quem não tem essa prática, que comece a fazer, e vai ver como o contato com a natureza é estimulante”, disse Maria Imaculada.

A oficina foi uma iniciativa da Nova UBS e é mais uma atividade do Grupo de Convívio, que conta com 12 integrantes e se reúne todas as quintas-feiras. Oferecidos pela Atenção Básica, a partir do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), os grupos terapêuticos são organizados pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), com o objetivo de promover a melhoria na qualidade de vida.

Mulher segura vaso com planta enquanto outras pessoas assistem

Maria Imaculada Ferreira da Rosa orientou sobre o plantio: cuidar de plantas faz bem à saúde

A enfermeira Luciana Marinho explica que a proposta das oficinas é proporcionar um espaço terapêutico, estimulando a saúde física e mental. “Hoje esta oficina está sendo oferecida aos participantes do 2º Encontro de Empoderamento, mas ela é independente e pode ter continuidade, assim como a realização de outras oficinas, com o objetivo de reunir a comunidade”, afirmou.

Para a enfermeira da Saúde da Família  e gerente da Nova UBS Maringá Gleice Frias, os encontros do Grupo de Convívio estimulam discussões sobre saúde em seus vários aspectos. “É uma ocasião também para mostrarmos os serviços oferecidos pela UBS à comunidade”, afirmou.

Encantada com as mudinhas, Maria Cleusa Salviano participou da oficina e contou que não desperdiça nem as sementes de frutas que consome em casa. “Adoro plantas, quando tenho sementes já vou logo plantar”, disse. “Quando estamos cuidando de um vasinho, sentindo a natureza, isso faz com que a gente se sinta melhor”, incentivou Maria Imaculada.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/14/nova-ubs-maringa-realiza-oficina-de-suculentas/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original