Jundiaí vence prêmio nacional com programa Clínica da Família

Publicada em 25/06/2019 às 13:07

A Clínica da Família, modelo resolutivo de atendimento em saúde implementado pela Prefeitura de Jundiaí, em dezembro de 2018 no Novo Horizonte, já colhe os resultados e reconhecimento pela inovação e eficiência praticadas com o sistema baseado na Estratégia de Saúde da Família (ESF) acrescido de exames de diagnósticos. O modelo receberá o Prêmio InovaCidade, que será entregue durante o SmartCity Business Brazil Congress & Expo, entre os dias 22 a 24 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

‘Posso Ajudar’ é um dos programas implementados na Clínica da Família, que proporcionam humanização e qualificação aos serviços prestados à população

“O reconhecimento nacional da Clínica da Família, com a premiação em um evento consagrado, mostra que os investimentos e esforços foram feitos na direção certa. Saúde sempre foi prioridade para a nossa gestão. Organizamos e pagamos as dívidas herdadas e investimentos em inovação, resolutividade, humanização e acolhimento para implementar um modelo de atendimento resolutivo para a população do Novo Horizonte, e que será usado para a expansão para as demais regiões da cidade”, ressalta o Prefeito Luiz Fernando Machado.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o sistema baseado em Estratégia de Saúde da Família (ESF) é a meta a ser seguida para na expansão, qualificação e humanização do atendimento em Jundiaí. “Com a implantação da Clínica da Família, o Novo Horizonte passou a ter um atendimento em atenção básica resolutivo, ou seja, das 4 mil consultas/mês e 10 mil procedimentos, 80% deles são resolvidos no próprio equipamento”, detalha.

Essa mudança de conceito de atendimento só foi possível com a inclusão dos exames de análises clínicas, eletrocardiograma, ultrassom e raio-x no espaço, implantação de oito equipes completas de ESF, além dos programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’, que humanizam e qualificam o atendimento oferecido às 40 mil vidas adscritas no espaço. Segundo o gestor da UGPS, a divisão do território em equipes determina a aproximação e fidelização das pessoas ao modelo de atendimento, já que as demandas são reconhecidas pelas agentes – que estão em contato diário com a população – e encaminhadas para as equipes, que desenvolvem ações específicas para as demandas, juntamente com o atendimento do médico de Saúde da Família, que estabelece vínculo com os pacientes, favorecendo a adesão ao tratamento.

Clínica da Família foi inaugurada em dezembro de 2018, com modelo inovador de atendimento, baseado no acolhimento com resolutividade de 80%

A apresentação premiada pelo InovaCidade 2019, “Clínica da Família: um pequeno passo para um município. Um salto gigantesco para a Atenção Básica”, terá o prêmio entregue em solenidade, no dia 22 de julho, no Transamérica Expo Center, a partir das 18h, logo após a Abertura Oficial do evento. Em sua 7ª edição, o Prêmio InovaCidade é o reconhecimento do Instituto Smart City Business America às iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. O projeto de Jundiaí foi um dos 53 inscritos, sendo o 8º premiado por suas iniciativas ou projetos com impactos positivos mensuráveis e reconhecidos pela sociedade, realizados pela administração pública, iniciativa privada ou pela sociedade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/06/25/jundiai-vence-premio-nacional-com-programa-clinica-da-familia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original