Jundiaí figura como melhor custo-benefício do Brasil para investimentos, afirma Financial Times
Publicada em 02/07/2019 às 14:56Segundo publicação do Financial Times, Jundiaí, que está entre as vintes maiores economias do Brasil, é a melhor cidade do país para receber investimentos do setor produtivo. O município figura na 3ª posição no ranking entre as melhores cidades das Américas, com porte de mais de 350 mil habitantes, na avaliação de fatores que compõem a relação custo-benefício (Cost Effectiveness). O estudo foi elaborado pela FDI American Cities of the Future 2019-2020, publicação especializada do grupo britânico Financial Times. No estudo anterior, referente a 2015-2016, a cidade ficou em 10º lugar no quesito potencial econômico (Economic Potential).
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, trata-se de uma grande conquista para o Município, especialmente diante da importância dos quesitos avaliados e do alcance global da publicação. “O custo-benefício é um dos fatores mais importantes que as empresas levam em conta na hora de decidir sobre seus investimentos e ver Jundiaí como destaque internacional é motivo de orgulho para todos os jundiaienses. Isso mostra que estamos no caminho certo ao trabalhar para tornar o ambiente de negócios da cidade cada vez mais favorável”, afirmou.
Para ampliar os fatores positivos da cidade, já nacionalmente conhecida pela posição logística estratégica e por possuir infraestrutura completa e altamente competitiva, a Administração vem trabalhando na desburocratização dos processos a fim de facilitar a vinda de novas empresas e também possibilitar a expansão daquelas que já estão instaladas. “Desde que chegamos ao governo nosso foco tem sido na aproximação do poder público com o setor produtivo, visando a fomentar o empreendedorismo e a agilizar o alvará de funcionamento para as empresas, pois, além de trazer mais riqueza para o município, elas geram empregos e trabalho para nossa população, o que alavanca o desenvolvimento da cidade”, pontuou Luiz Fernando. “Sempre repito que gerar emprego e renda é a melhor forma de inclusão social”, completou.
De acordo com a publicação, para elaborar o ranking, a divisão de Inteligência do Financial Times coletou dados usando as ferramentas on-line especializadas “fDi Markets” e “fDi Benchmark”. No total, 218 cidades foram analisadas em cinco categorias: Potencial Econômico, Facilidade para Negócios, Capital Humano e Estilo de Vida, Custo-benefício e Conectividade. A publicação é destinada a executivos das maiores empresas do mundo, que são os responsáveis por prospectar os melhores locais para realizar investimentos.
Entre os pontos que tornam Jundiaí uma cidade atrativa para investidores, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, elenca a boa oferta de insumos estratégicos como água e esgotos tratados, energia abundante, comunicação, modais de transportes variados, proximidade logística dos maiores mercados consumidores, infraestrutura social como serviços de saúde e educação de boa qualidade, além de mão de obra qualificada, para atividades que exigem maiores especializações. “Essa agenda do desenvolvimento é estratégica para Jundiaí continuar se desenvolvendo economicamente e com boa qualidade de vida para seus moradores. Já estamos trabalhando numa agenda de longo prazo (Jundiaí 2050), que está definindo ações sustentáveis para redução dos gases efeito estufa a partir de investimentos em energia limpa e na formação de mão de obra para atender os novos desafios do mercado, inclusive pensando nas profissões que ainda não existem mas que serão necessárias num cenário onde a presença de IOT, IA, robotização é cada vez mais abundante. A Administração atual também está investindo em projetos que antecipam este futuro, como a construção de um novo sistema de abastecimento para garantir o fornecimento de água para a cidade em 2040 e 2050”, exemplificou.
O ranking na íntegra pode ser conferido neste link.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
17/01/2025
Prefeito se reúne com representantes da Coca-Cola FEMSA Brasil para fortalecer parcerias e discutir novos projetos
-
09/01/2025
Jundiaí tem saldo positivo em empregos e projeta 2025 com mais contratações
-
28/12/2024
Hospital São Vicente tem 100% dos quartos das enfermarias reformados pelo projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”
-
26/12/2024
Programa Jundiaí Empreendedora reverte impactos da pandemia e deixa legado econômico e social
Baixe as fotos desta notícia na resolução original