Jundiaí figura como melhor custo-benefício do Brasil para investimentos, afirma Financial Times

Publicada em 02/07/2019 às 14:56

Segundo publicação do Financial Times, Jundiaí, que está entre as vintes maiores economias do Brasil, é a melhor cidade do país para receber investimentos do setor produtivo. O município figura na 3ª posição no ranking entre as melhores cidades das Américas, com porte de  mais de 350 mil habitantes, na avaliação de fatores que compõem a relação custo-benefício (Cost Effectiveness). O estudo foi elaborado pela FDI American Cities of the Future 2019-2020, publicação especializada do grupo britânico Financial Times. No estudo anterior, referente a 2015-2016, a cidade ficou em 10º lugar no quesito potencial econômico (Economic Potential).

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, trata-se de uma grande conquista para o Município, especialmente diante da importância dos quesitos avaliados e do alcance global da publicação. “O custo-benefício é um dos fatores mais importantes que as empresas levam em conta na hora de decidir sobre seus investimentos e ver Jundiaí como destaque internacional é motivo de orgulho para todos os jundiaienses. Isso mostra que estamos no caminho certo ao trabalhar para tornar o ambiente de negócios da cidade cada vez mais favorável”, afirmou.

Prefeito conversa com empresários, sentados e com a vista de Jundiaí ao fundo

Prefeito mantém agenda semanal com iniciativa privada, para fortalecer Jundiaí como endereço certo para investimentos

Para ampliar os fatores positivos da cidade, já nacionalmente conhecida pela posição logística estratégica e por possuir infraestrutura completa e altamente competitiva, a Administração vem trabalhando na desburocratização dos processos a fim de facilitar a vinda de novas empresas e também possibilitar a expansão daquelas que já estão instaladas. “Desde que chegamos ao governo nosso foco tem sido na aproximação do poder público com o setor produtivo, visando a fomentar o empreendedorismo e a agilizar o alvará de funcionamento para as empresas, pois, além de trazer mais riqueza para o município, elas geram empregos e trabalho para nossa população, o que alavanca o desenvolvimento da cidade”, pontuou Luiz Fernando. “Sempre repito que gerar emprego e renda é a melhor forma de inclusão social”, completou.

De acordo com a publicação, para elaborar o ranking, a divisão de Inteligência do Financial Times coletou dados usando as ferramentas on-line especializadas “fDi Markets” e “fDi Benchmark”. No total, 218 cidades foram analisadas em cinco categorias: Potencial Econômico, Facilidade para Negócios, Capital Humano e Estilo de Vida, Custo-benefício e Conectividade. A publicação é destinada a executivos das maiores empresas do mundo, que são os responsáveis por prospectar os melhores locais para realizar investimentos.

Entre os pontos que tornam Jundiaí uma cidade atrativa para investidores, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, elenca a boa oferta de insumos estratégicos como água e esgotos tratados, energia abundante, comunicação, modais de transportes variados, proximidade logística dos maiores mercados consumidores, infraestrutura social como serviços de saúde e educação de boa qualidade, além de mão de obra qualificada, para atividades que exigem maiores especializações. “Essa agenda do desenvolvimento é estratégica para Jundiaí continuar se desenvolvendo economicamente e com boa qualidade de vida para seus moradores. Já estamos trabalhando numa agenda de longo prazo (Jundiaí 2050), que está definindo ações sustentáveis para redução dos gases efeito estufa a partir de investimentos em energia limpa e na formação de mão de obra para atender os novos desafios do mercado, inclusive pensando nas profissões que ainda não existem mas que serão necessárias num cenário onde a presença de IOT, IA, robotização é cada vez  mais abundante. A Administração atual também está investindo em projetos que antecipam este futuro, como a construção de um novo sistema de abastecimento para garantir o fornecimento de água para a cidade em 2040 e 2050”, exemplificou.

O ranking na íntegra pode ser conferido neste link.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/02/financial-times-coloca-jundiai-como-melhor-do-brasil-para-investimentos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original