Cultura recebe doações de livros para abastecer as Geladeiras Literárias

Publicada em 05/07/2019 às 14:41

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) recebe doações de livros para abastecer as 14 Geladeiras Literárias, ampliando assim o repertório literário disponível à população e democratizando o acesso aos livros. Lançadas em dezembro de 2017, as Geladeiras são posicionadas em pontos estratégicos de grande circulação de pessoas e propõem a pergunta “Você tem fome de quê?”.

O Nelson Botan e o Rogério Baldin são motoristas da DAE e entusiastas da iniciativa. “Chego até a apressar a leitura do pessoal lá de casa para poder doar mais livros para as Geladeiras, inclusive para esta aqui dentro da DAE”, brinca Nelson. E acrescenta Rogério “Outro lance legal é a indicação de leituras entre os amigos. É uma excelente oportunidade de socialização no trabalho”.

Dois homens, vestidos de uniforme, folheiam livros enquanto conversam, com uma geladeira ao lado

Rogério e Nelson aderiram à proposta logo que a Geladeira Literária chegou à sede da DAE

Os interessados em ajudar o projeto podem deixar suas doações na Unidade de Gestão de Cultura, que fica no Complexo Fepasa (avenida União dos Ferroviários, 1760), de segunda a sexta-feira, das 09h às 21h, e aos sábados, das 09h às 17h, ou entrar em contato pelo telefone 4585-9750. Será aceito qualquer tipo de livro, exceto livros didáticos e religiosos.

Atualmente há uma geladeira em cada um dos sete terminais urbanos, uma no Paço Municipal, uma em cada uma das duas Novas UBS (Maringá e Jardim das Tulipas), uma na DAE, duas na UPA do Vetor Oeste e Clínica da Família e uma no Complexo Esportivo Benedito de Lima (no Retiro).

Como funciona?
O empréstimo de livros é realizado de forma simples: basta abrir a geladeira, retirar o livro de interesse e, após terminar a leitura, devolver no mesmo ponto em que foi feito o empréstimo ou, ainda, nas demais geladeiras distribuídas na cidade.

A Unidade de Gestão de Cultura pede, ainda, a colaboração de todos na devolução dos livros, pois se a circulação não acontecer o abastecimento dos pontos de empréstimo é prejudicado, impossibilitando que um número maior de pessoas possa ter acesso ao projeto.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/05/cultura-recebe-doacoes-de-livros-para-abastecer-as-geladeiras-literarias/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original