DAE realiza projeto Guardiões das Águas em parceria com escolas municipais

Publicada em 05/07/2019 às 11:23

Iniciativa busca disseminar a conscientização sobre o meio ambiente para as crianças

A DAE Jundiaí realiza, desde o início do ano, o projeto Guardiões das Águas, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE) da Prefeitura de Jundiaí. Alunos de quatro escolas municipais participam da iniciativa, que busca disseminar a conscientização sobre o meio ambiente para as crianças, a fim de as tornarem agentes multiplicadores.

Na última terça-feira (2), a equipe da DAE esteve na Emeb Vasco Antonio Venchiarutti, do Caxambu, onde 50 crianças participam do projeto. “Elas tiveram contato com mais de 40 espécies de sementes nativas, além de serem conscientizadas sobre a importância de preservar o ecossistema da cidade”, conta o diretor de Mananciais da DAE, Martim Ribeiro.

Segundo ele, o projeto tem como objetivo colocar as crianças em contato com a terra, a natureza e o meio ambiente. “A ideia é que vejam a importância da preservação para um futuro mais sustentável”, acrescenta.

De acordo com o chefe de Seção de Recursos Hídricos da DAE, José Antônio Ferreira, o programa visa capacitar os professores sobre o ecossistema de Jundiaí, para que eles levem esse conhecimento aos alunos sobre as nascentes, mata ciliar e áreas de preservação permanente.

Após as capacitações, técnicos da DAE vão às escolas e apresentam aos alunos as espécies diferentes de árvores nativas. “O mais interessante desse projeto é que as crianças plantam as sementes em um vaso e depois de três meses retornamos à escola para que eles plantem as mudas em um espaço próprio da escola. O próximo passo é introduzir os pais e a sociedade nesse projeto”, conta.

O próximo encontro será com alunos da Emeb Professor Oscar Augusto Guelli, no dia 25/07, às 8h30.

Assessoria de Imprensa DAE
Foto: DAE


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/05/dae-realiza-projeto-guardioes-das-aguas-em-parceria-com-escolas-municipais/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original