Prefeitura intensifica “Operação Noites Frias”, mas maioria se recusa a ir para abrigos

Publicada em 06/07/2019 às 19:45

Quando recusam abrigos, moradores em situação de rua recebem cobertores, luvas e meias

Em um fim de semana que promete registrar as madrugadas mais frias do ano, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), intensificou as ações da operação “Noites Frias” para 2019. As ações voltadas à população em situação de rua visam à proteção dos mais vulneráveis durante este período do ano, em que as temperaturas atingem os níveis mais baixos. Desde 2018, a operação é deflagrada todas as noites em que a previsão seja de temperaturas inferiores a 13°C, independente do mês.

Além da ida espontânea aos abrigos, durante o período é reforçado o serviço Especializado de Abordagem Social (parceria com SOS), de busca ativa pelos locais onde há maiores concentrações de pessoas em situação de rua. O maior problema, porém, tem sido a recusa dos abordados em seguir para um abrigo. De acordo com a assessora de políticas governamentais de Proteção Social Especial, Renata Mangieri, só na noite de sexta para sábado – até o momento, a mais fria do ano – foram abordadas cerca de 90 pessoas em situação de rua, por três kombis da UGADS que percorreram Centro e bairros. Mesmo com a insistência dos agentes, e a explicação de que há comida e conforto nos abrigos, somente seis aceitaram ir. “Quando se recusam, a equipe oferece cobertores para minimizar o frio, além de luvas e meias”, explica Renata.

Assim como orientado ao longo do ano todo, o atendimento será concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, onde o atendido terá suas necessidades supridas e será encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial. De lá, o atendido será encaminhado para abrigamento noturno, nas cinco unidades das entidades com as quais a Prefeitura tem parceria.

Quem identificar pessoas na rua pode acionar a Abordagem Social pelo telefone (11) 98531-0146. Para casos de intoxicações ou crises mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo número 192, para destinação ao cuidado hospitalar. Ao longo do ano, o Centro Pop também recebe doações de alimentos, roupas e itens de higiene e limpeza.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/06/prefeitura-intensifica-operacao-noites-frias-mas-maioria-se-recusa-a-ir-para-abrigos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original