Fundo Social de Jundiaí já distribuiu 48 mil peças da Campanha de Inverno

Publicada em 23/07/2019 às 12:46

A Campanha de Inverno 2019, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), entregou, até o momento, 48.486 peças para as entidades com cadastro atualizado na unidade. Entre os itens doados estão vestuário e calçados para crianças e adultos, mantas, cobertores, toucas, cachecóis e luvas. No ano passado, neste mesmo período, foram doadas 43.043 peças para as instituições.

“Estamos muito felizes com a participação da população, que tem se dedicado às doações para as famílias que, por algum motivo, enfrentam dificuldade para se proteger do frio”, afirmou a presidente do Funss, Vanessa Machado.

O Lar Nossa Senhora das Graças, voltado aos idosos acolhidos por medida de proteção às situações de risco pessoal, também foi contemplado. Ao todo, foram entregues 90 mantas de microfibra novas aos assistidos, que tem entre 60 e 100 anos de idade. “Para nós, esta doação é muito importante porque, em nossa entidade, o processo de lavagem é industrial, o que desencadeia um desgaste maior das peças”, explicou a assistente social, Sabrina Rafaela Silva Campos.

Sabrina: doação de mantas foi entregue aos 90 idosos acolhidos na instituição

Outra entidade que ganha reforços com a Campanha de Inverno é o Serviço de Obras Sociais de Jundiaí (SOS), voltado ao atendimento à população em situação de rua. Atualmente, a entidade atender cerca de 30 pessoas por noite, homens e mulheres, oferecendo todo o material necessário para a higiene pessoal, inclusive a troca de vestuário. “A parceria com o Fundo Social vem em um momento muito oportuno, uma vez que as baixas temperaturas castigam nossos acolhidos, que encontram, aqui, o necessário para se aquecer fisicamente e, principalmente, na generosidade das pessoas que doam calor humano”, explicou o gerente da entidade, Nilson Roberto Begiato.

As doações para a Campanha de Inverno chegam ao Fundo Social de Solidariedade por meio dos quase 200 pontos de coleta, distribuídos pela cidade. Entre os postos de arrecadação estão shoppings, comércios em geral, associações, condomínios residenciais e empresariais, hospitais e pronto-atendimentos, batalhões e companhias da Polícia Militar, delegacias especializadas e distritos policiais da Polícia Civil, escolas públicas e privadas, além de órgãos da Prefeitura. A lista com todos os endereços está disponível no site da Campanha de Inverno 2019.

Todo o material arrecadado passa por um processo de triagem, que separa as peças boas daquelas sem condições de uso, que são as roupas rasgadas ou sujas e calçados sem solas. Após esta análise realizada por funcionários do Fundo Social, os itens são direcionados para as mais de 130 entidades cadastradas na unidade. Entre elas estão instituições que assistem crianças, jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade, bem como pessoas em situação de rua. Também recebem doações da Campanha de Inverno os hospitais Universitário (HU) e São Vicente de Paulo (HSV), bem como a Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí, que promove o projeto “Operação Noites Frias”.

Arrecadação contínua
Além dos pontos de arrecadação, também é possível fazer a colaboração diretamente no Funss, que é o ponto permanente da ação. A Campanha de Inverno segue até o final desta estação, em setembro. O Fundo Social de Solidariedade está localizado dentro do Parque da Uva, com acesso pela Avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/nº, portão 3, Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Informações pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/23/fundo-social-de-jundiai-ja-distribuiu-48-mil-pecas-da-campanha-de-inverno/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original