Jundiaí fará agendamentos para imunizar animais contra raiva

Publicada em 23/07/2019 às 14:36

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, que tradicionalmente é realizada no mês de agosto, não será realizada neste ano no Estado de São Paulo. O motivo é a não entrega das doses pelo Ministério da Saúde (MS) em tempo hábil para realizar a imunização dos animais. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) possui um estoque estratégico de menos de 1.000 doses que seriam destinados para situações pontuais, como bloqueios de foco positivo e em animais contatantes com morcegos. “Parte desse estoque será disponibilizado para a população, a partir de agendamento, iniciado nesta terça-feira (23), evitando-se perdas e garantindo a imunização de alguns animais”, informa o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

Agente aplica vacina em cachorro que está no colo de mulher

Ministério da Saúde não disponibilizará doses de vacina antirrábica para realização de campanha no ano de 2019

O munícipe interessado deverá ligar para a Zoonoses e será informado em qual data poderá levar o seu animal à sede da unidade para receber o imunização. A vacina é a única forma de prevenção da raiva nos cães e gatos. “A nossa região tem detectado a presença de morcegos positivos para a doença todos os anos e, por isso, há risco de transmissão para os nossos animais de estimação”, afirma o gerente.

Jundiaí não tem caso de raiva em cães e gatos há mais de 30 anos, no entanto, a positividade em alguns morcegos exige cuidados. “Por isso, é essencial que a população esteja atenta aos exemplares que apresentem comportamento suspeito: voando durante o dia, caídos no chão, pendurados em beirais, cortinas ou corrimões. Dessa forma, é importante não manusear os morcegos em hipótese alguma, mesmo quando encontrados mortos. Nessas situações, a orientação é colocar um pote ou balde sobre o animal – se for possível e seguro – e isolar o local, além de comunicar imediatamente a Prefeitura de Jundiaí pelo telefone 156”, detalha. Os morcegos são animais são protegidos por lei e não devem ser caçados ou mortos, pois são essenciais para manutenção do equilíbrio ambiental.

A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Ponte de Campinas e atende de segunda a sexta-feira (das 8h às 11:30h e das 13h às 16:30h). O agendamento está disponível a partir desta terça-feira, exclusivamente pelo telefone (11) 4521-0660.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/23/jundiai-fara-agendamentos-para-imunizar-animais-contra-raiva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original