Alunos conscientizam vizinhos de Emeb sobre descarte correto do lixo

Publicada em 24/07/2019 às 11:36

A campainha toca e, ao atender, moradores do Agapeama se deparam com um grupo de crianças de 5 anos, que entregam um cartão com dicas para salvar o planeta e falam sobre a importância da destinação correta do lixo: esse é o projeto “Guardiões do Planeta”, proposto por alunos da Emeb Iracy Ferreira Bueno. A ideia de compartilhar conhecimentos com a vizinhança partiu dos próprios estudantes, e ninguém resiste a conceitos transmitidos de forma tão envolvente e sincera, segundo a coordenadora pedagógica da escola, Silmara Leme do Prado: “Os moradores receberam as crianças da melhor maneira, com um sorriso e admirados com a iniciativa”, conta.

Alunos foram de casa em casa na vizinhança, entregando cartões com dicas para salvar o planeta

A professora da turma, Aline Zandona Martins, conta que o estudo do meio ambiente e das formas de poluição já faz parte da base curricular. “O assunto, porém, chamou muito a atenção dos alunos, que resolveram fazer mais pelo planeta, divulgando o que aprenderam em sala de aula”, diz. “Eles mesmos tiveram a ideia de levar informações para os vizinhos, e uma aluna sugeriu entregarmos um cartão”. A aluna foi Isabelly Rivas de Lima, que explica: “Eu achei que seria bom entregar um cartão porque assim as pessoas não esqueceriam as dicas, e também não se esqueceriam da gente”. Para que o cartão durasse ainda mais e não fosse descartado, foi transformado em ímã de geladeira.

A entrega foi realizada no dia 3 de julho, pouco antes do início das férias. Os 24 alunos da turma, divididos em três grupos, foram de porta em porta; quando ninguém atendia, deixavam o cartão na caixa de correio. Foram 240 cartões no total, entregues à vizinhança e familiares. E o conhecimento foi levado para fora da escola, como conta a aluna Ligia Iwanaga Munarolo, que foi para a praia nas férias e prestou muita atenção nas chaminés das empresas à beira da rodovia. “Vi muita fumaça, é muita poluição”, conta.

A proposta colocada em prática pela Emeb faz parte das ações da Escola Inovadora, iniciativa implantada pela Prefeitura de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Educação (UGE), que possibilita diferentes possibilidades de aprendizagem, atuando com três eixos: ambiência escolar, qualidade da Educação e formação dos educadores. Dessa forma, toda a articulação que se relaciona com as possibilidades de tornar o ensino melhor, mais atraente e mais bem absorvido é fonte de atenção. “Iniciativas como o ‘Guardiões do Planeta’ colocam os alunos como protagonistas, incentivando um saber compartilhado”, diz a professora Aline.

Crianças segurando cartilha posam para foto

Os alunos com a professora Aline: foram 240 cartões no total, entregues à vizinhança e familiares

O projeto terá continuidade com uma visita a ser agendada no Geresol – Centro de Gerenciamento de Resídos Sólidos de Jundiaí – onde as crianças poderão ver o lixo sendo separado para reciclagem. “O objetivo, agora, é que os pais participem da visita, para que as informações possam ser ainda mais divulgadas dentro da comunidade e da família”, diz a coordenadora pedagógica Silmara.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/24/alunos-conscientizam-vizinhos-de-emeb-sobre-descarte-correto-do-lixo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original