Saúde de Jundiaí é destaque no Smart City Business Brazil

Publicada em 24/07/2019 às 17:30

No último dia do Smart City Business Brazil, em São Paulo no Expo Transamerica, a Saúde de Jundiaí é destaque em painel nacional, com a apresentação do projeto Clínica da Família, premiado nacionalmente. A cidade também participou de reunião estratégica com outros representantes nacionais para pleito junto à Frente Parlamentar de Saúde para fortalecimento e criação de modelo de referência para a saúde pública nas cidades inteligentes.

“A Clínica da Família é resolutiva e baseada no sistema de Estratégia de Saúde da Família, com redução de 95% da fila de espera para os exames de diagnóstico, fortalecimento do vínculo, redução de encaminhamentos para especialistas, com uma equipe específica para cada usuário. Isso é humanização e que foi elogiado pelos palestrantes e demais participantes do evento”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, que apresentou o projeto no painel “Quais iniciativas no setor de saúde no Brasil, são coerentes ao movimento mundial das Smart Cities”.

Tiago Texera, gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), apresentou modelo de Jundiaí

Clínica da Família foi apresentada para plateia no Smart City Business Brazil, em São Paulo

O presidente da Câmara da cidade de Coromandel, em Minas Gerais, Fernando Breno Valadares Vieira, se encantou com o modelo da Clínica da Família. “Nossa cidade perde R$ 35 mil por mês de repasse nacional no atendimento básico. As pessoas preferem a urgência e emergência porque os postos de saúde não dispõem de estrutura. Com a Clínica da Família e as ofertas de exames será possível oferecer um atendimento básico de promoção, prevenção e tratamento em saúde, num único lugar”, comenta, comparando a quantidade de habitantes de sua cidade, 28 mil pessoas, com a capacidade de atendimento da Clínica da Família de Jundiaí, localizada no Novo Horizonte, com 40 mil vidas assistidas.

A diretora de produtos e soluções digitais de empresa especializada em soluções para a saúde, Ana Cláudia Pinto, elogiou o modelo de jundiaiense. “Saber que Jundiaí implanta um sistema direcionado para a promoção e prevenção significativa que está passos adiante para a criação de zonas de comunidade saudável. A tecnologia é parceira nesse avanço”, analisa

Segundo a vice-presidente de Saúde do Smart City Business Institute, Kátia Galvane, dos encontros realizados e das discussões apontadas, será gerado um pleito nacional. “A intenção é pleitear um diagnóstico dos municípios, de forma a criar um modelo de referência para as Smart Cities. Essas solicitações serão encaminhadas à esfera federal, seja nos Ministérios ou em Frentes Parlamentares, para que é das discussões feitas rendam frutos”, detalha.

Presidente da Câmara de Coromandel (MG), Fernando Breno Valadares Vieira, ficou interessado em conhecer detalhadamente o projeto da Clínica da Família

Segmentos
A Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) também participou do evento Smart City Business Brazil. O gestor da unidade Adilson Rosa destacou os avanços conseguidos por Jundiaí. “As reuniões apontam que o caminho seguido pela gestão está correto e segue a tendência das cidades inteligentes. Já contamos com aplicativos de comunicação direta com a população e avançamos no sentido de parcerias público-privada. Os encontros tratam de temas relevantes e dos desafios comuns aos municípios e suas possibilidades de soluções”, argumenta.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/24/saude-de-jundiai-e-destaque-no-smart-city-business-brazil/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original