Operação Noites Frias retorna neste fim de semana em Jundiaí

Publicada em 31/07/2019 às 18:05

Com o anúncio de uma nova frente fria que deve chegar neste fim de semana, a Operação Noites Frias, realizada pela Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) da Prefeitura de Jundiaí, deverá ser retomada na tarde de sexta-feira (2), prosseguindo até terça (6), conforme a previsão do tempo.

A abordagem de pessoas em situação de rua será reforçada, com o oferecimento de transporte até os abrigos que fazem parte da rede socioassistencial: são três, no total, com os quais a Prefeitura tem parceria, além do SOS, tido como casa de passagem. Diariamente há uma equipe de abordagem que percorre Centro e bairros, abordando pessoas em situação de rua e oferecendo vagas nos abrigos; a partir desta sexta serão duas equipes, com técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Centro Pop).

Integrante da equipe da UGADS aborda moradores em situação de rua perto da Estação Ferroviária: reforço no próximo fim de semana

No feriado de 9 de Julho, quando as temperaturas despencaram, chegando a 3 graus durante a madrugada, as equipes da UGADS também intensificaram o trabalho da Operação Noites Frias nas ruas e o serviço de acolhimento, inclusive com a abertura de vagas extras no Centro Esportivo Jardim Ângela, na Vila Aparecida, que entrou em atividade no dia 5 de julho. Entre 5 e 9 de julho, foram realizadas mais de 200 abordagens nas ruas pelas equipes da UGADS e 107 acolhimentos em abrigos. Quem se recusou a ir, recebeu cobertores, meias e luvas.

O mesmo procedimento será repetido agora, mas provavelmente não será necessário utilizar novamente o Centro Esportivo Jardim Ângela, segundo a diretora de Proteção Social Especial da UGADS, Ariane Goim Rios. “Acreditamos que as vagas extras que temos nos abrigos serão suficientes, mesmo porque a previsão não é de frio tão intenso, mas estaremos atentos à demanda a partir desta sexta-feira”, afirmou. Há 45 vagas extras disponíveis, além das já 102 já existentes e ocupadas, totalizando 147 vagas.

Quem aceita a oferta para passar a noite nos abrigos recebe toda a assistência necessária, incluindo kit de higiene contendo roupa íntima, sabonete, creme dental e escova, além de roupas, cobertor, café, pão, bolo e refeição.

Estrutura
O atendimento da UGADS é concentrado no Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504; de lá, o atendido pode ser encaminhado para os demais serviços da rede socioassistencial.

Quem identificar pessoas em situação de rua pode acionar o serviço especializado de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146; o mesmo número pode ser utilizado por quem quiser doar roupas, alimentos ou kits de higiene. Para casos de intoxicação ou ocorrências mais graves, o SAMU deverá ser acionado pelo telefone 192.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/07/31/operacao-noites-frias-retorna-neste-fim-de-semana-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original